Confira algumas iniciativas de Rotary Clubs para lidar com o Covid-19

mar 23, 2020

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A pandemia de coronavírus (covid-19) já impacta profundamente a rotina do Rotary. Além do cancelamento da Convenção 2020, clubes do mundo todo suspendem reuniões e eventos e já traçam estratégias para enfrentar a atual crise.

O Rotary Club de Taubaté, SP, criou uma página para a arrecadação de doações às famílias de baixa renda dos bairros de Santa Tereza e Água Quente, no município.

Já o Rotary Club de Caruaru, PE, confeccionou uma cartilha sobre a pandemia do coronavírus com versões física e digital.

No distrito 4510, o governador Marcos Antônio Carchedi sugeriu aos 67 clubes localizados na região centro-oeste do interior de São Paulo que retomem as reuniões ordinárias via internet. “Neste momento de reclusão doméstica, podemos continuar a nos reunir virtualmente, para discutir problemas e apontar soluções”, afirmou Carchedi.

Na Bahia, o Rotary Club de Jequié-Norte articula com a prefeitura a participação em iniciativas de apoio comunitário. O município teve hoje (23/03) a primeira confirmação de um caso de coronavírus.

Clubes da Itália, Taiwan e Sri Lanka já realizam ações de doação de medicamentos e álcool gel, além de iniciativas de orientação sobre os cuidados de prevenção. Rotary Clubs dos Estados Unidos, como o de East Jefferson County, no estado de Washington, atuam na distribuição de mantimentos e apoiam os sistemas de entregas locais. Na Inglaterra, o Rotary Club de Ilkley Wharfedale doou 2 mil euros para organizações de voluntários que auxiliam pessoas vulneráveis na região.

A fonte oficial de informações do Rotary sobre o coronavírus é: http://on.rotary.org/covid-19.