O desafio e a oportunidade de mudarmos o mundo estão diante de nós

“Quando menos esperamos, a vida coloca diante de nós um desafio, para testar nossa coragem e nossa vontade de mudança.” – Paulo Coelho

Querida Família Rotária: todos os dias, nós, seres humanos, passamos por lições que fazem parte do processo de aprendizagem nesta escola em tempo integral chamada vida. Essas lições nos fazem mudar de atitude e, constantemente, nos adaptarmos às mudanças que percebemos em nós mesmos e na sociedade que nos rodeia.

Pessoalmente, tive o privilégio de estar praticamente toda a minha vida no Rotary e de testemunhar a evolução pela qual a organização passou para se manter firme e forte ao longo do tempo.

Aprendi que nosso mundo está cheio de minorias. Há minorias raciais e étnicas, há minorias religiosas e existem minorias políticas, além de vários outros tipos. Nós, rotarianos, também constituímos uma minoria, já que com mais de sete bilhões de pessoas no mundo, somos apenas um pouco mais de 1,2 milhão.

O que nos torna diferentes é que somos uma minoria privilegiada, já que a maioria dos rotarianos está entre o 1% das pessoas no mundo que têm ensino médio ou superior, ou que têm um computador. Está entre os 20% das pessoas que vivem em casas confortáveis, ou entre os 50% das que têm comida e, portanto, são mais saudáveis do que os outros 50% que sofrem de desnutrição. E está entre aqueles que, graças à educação que receberam, têm mais oportunidades de emprego do que os 70% que são analfabetos.

Ou seja, nós, rotarianos, temos muito a agradecer, e o Rotary é o instrumento que nos permite compartilhar o que recebemos com os desafortunados que estão desabrigados, não têm educação nem saúde e que, embora muitas vezes permaneçam invisíveis, estão presentes em cada uma das nossas comunidades.

Servir
Como rotarianos, nosso desafio é fazer interagir uma minoria como a nossa com outras minorias que vivem com deficiências graves, e oferecer a eles um serviço que faz a diferença e que incentiva outros a fazer o mesmo, com o objetivo de construir uma sociedade com maiores possibilidades de vida digna para mais pessoas.

Podemos ser protagonistas na construção de novos tempos e trabalhar para a nossa organização crescer alinhada com seus valores, princípios e potenciais. A tarefa é fortalecer nossos Rotary Clubs para que por meio deles cada um de seus associados materialize o objetivo do Rotary e trabalhe em seu clube para promover companheirismo, amizade e trazer pessoas qualificadas para o Rotary; para servir por meio de sua ocupação, praticando e promovendo elevados padrões éticos; para servir a sua comunidade e gerar transformações que promovam melhoras; para servir em nível internacional e promover a compreensão e a paz por meio do contato com outras pessoas do mundo e para servir às novas gerações trabalhando por e com elas.

Nas palavras de Santo Agostinho: “As pessoas dizem que os tempos são difíceis. Nós somos os tempos e assim como nós somos, serão os tempos”. Se formos corajosos o suficiente para pensar que podemos mudar o mundo, certamente poderemos. Se formos capazes de viver o Rotary, transformaremos vidas, a começar por nossas próprias vidas.

Nossos desafios e oportunidades estão diante de nós: Viver Rotary, Transformar Vidas!

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 do Rotary International.