Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

Viva A Magia do Rotary

jun 28, 2024

Começo agradecendo a todos que, em diversas posições no Rotary ao longo do ano 2023-24, criaram esperança no mundo. Foi muito bom ver vocês de perto entrando em ação, pois somos pessoas em ação. Temos que sair do discurso e colocar em prática o que pensamos e falamos.

Agora é hora de dar as boas-vindas a 2024-25. Por meio da magia do Rotary, neste período prosseguiremos com o trabalho que desenvolvemos em nossas comunidades, fazendo a diferença na vida de muitos que nos aguardam com pedidos de amor, atenção, fraternidade e generosidade. Nós, que somos privilegiados, não podemos fechar os olhos a eles. É nosso dever cuidar das pessoas, começando por nossos núcleos familiares, profissionais e por nossos clubes.

Na tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul, aprendemos que é preciso desenvolver um trabalho mais forte na operação conjunta com nossos distritos. Sabendo que juntos somos mais fortes, ficou clara a importância de atuarmos unidos. A credibilidade da nossa organização e, em especial, dos nossos associados trouxe a possiblidade de diversas parcerias. E ficou evidente a necessidade de muitos dos nossos parceiros de contar com nossos clubes para que essa ajuda chegue à ponta, ou seja: às vítimas das inundações e às comunidades afetadas.

A ação desenvolvida pelos cinco governadores dos distritos do Rio Grande do Sul e por suas equipes, coordenada por Paulo Eduardo Fonseca, coordenador regional da Fundação Rotária, mostra a necessidade de realizarmos um trabalho unificado em certos momentos de crise.

Quero aqui agradecer a todos que, por intermédio do Fundo de Desastre de Grande Magnitude, estão fazendo doações diretas ou por meio de seus Fundos Distritais. Assim poderemos atender às necessidades das comunidades gaúchas na segunda etapa dessa mobilização, em que ocorre o retorno das vítimas às suas casas. São vários os distritos ao redor do mundo atendendo a esse pedido de socorro.

Por intermédio da Fundação Rotária, estamos trabalhando com nossa parceira Habitat for Humanity, que tem expertise na restauração de infraestrutura de casas e prédios, iniciativa que envolve desde o fornecimento de kits de limpeza para retirar a lama dos imóveis até reformas físicas.

Lembro que o Fundo de Desastre de Grande Magnitude somente foi aberto pela Fundação Rotária em outras quatro ocasiões: no terremoto do Marrocos, no terremoto da Turquia e da Síria, nas enchentes do Paquistão e na guerra da Ucrânia. Realmente, devemos agradecer, em especial, ao chair 2023-24 da Fundação Rotária, Barry Rassin, e à sua equipe de curadores e staff por terem a sensibilidade de reconhecer a gravidade desse desastre climático, o maior do Brasil.

Ao mesmo tempo, devemos pressionar o poder público para que ações que previnam casos como esse sejam implementadas. Em um ano, essa foi a terceira enchente no Rio Grande do Sul. Dois avisos foram dados anteriormente de que algo precisava ser feito para minimizar esse tipo de situação. O mesmo acontece na Serra Fluminense, na Baixada Santista e em muitos outros lugares. Outro exemplo é o incêndio de grandes proporções no Chile. Como líderes de suas comunidades, os associados do Rotary têm o dever de pressionar o poder público para que ações preventivas sejam feitas.

Em 2023-24, ano do lema A Magia do Rotary, temos a segunda mulher a ocupar a presidência do Rotary International. Stephanie Urchick tem o Rotary como sua verdadeira família e nosso Plano de Ação como paixão. Esperamos muito desta gestão. Vejo o quanto ela está comprometida com nossa organização. E eu terei a satisfação de, além de ser seu companheiro no Conselho Diretor, atuar como membro do Comitê Executivo ao lado dela e de Mário César Martins de Camargo.

Em agosto, a presidente visitará diversos países das nossas zonas rotárias, como Argentina, Uruguai, Bolívia, Peru e Equador, e virá ao 47º Instituto Rotary do Brasil, em Fortaleza. Em novembro passado, Stephanie esteve no Instituto Rotary da zona 23B, em Valparaíso, no Chile. Agora, teremos o prazer de compartilhar momentos com ela, que conhecerá nosso Rotary das zonas 23 e 24. Vai ser muito bom!

Neste mês de julho, o calendário do Rotary chama nossa atenção para a área de enfoque Saúde Materno-infantil, uma das mais prestigiadas da Fundação Rotária. Implementamos diversos projetos que, além de ajudar famílias, crianças e mulheres, tocam de modo especial os corações dos nossos associados. Quem não se sensibiliza com esse tema? Então, vamos focar a saúde das crianças e mães neste mês de julho.

Que deus os abençoe. Viva Rotary! Viva a Magia do Rotary!

* O autor é Henrique Vasconcelos, diretor 2023-25 do Rotary International.

Share This