Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Viva a Convenção Internacional!

out 10, 2014

Agora é a vez do Brasil conhecer esse momento inesquecível na vida de um rotariano

201410101530091Isto pode ser uma saudação, um “Viva!”, ou o convite para viver intensamente uma Convenção Internacional do Rotary. A próxima será no Brasil, em São Paulo, e deverá ser um grandioso evento rotário.

Estive nas convenções de Nova Orleans, Lisboa e Sydney. Recordo as cidades cheias de rotarianos e suas famílias, com seus crachás e distintivos, a roda denteada e outros, até curiosos ou exóticos. Alegres e ruidosos grupos, enchendo restaurantes e outros locais. Em tudo, simpatia e acolhimento. Comissões de recepção nos aeroportos ou outros pontos de entrada se desdobram para bem receber, orientando e dando as boas-vindas. O clima de companheirismo e amizade contagia a todos. Transporte fácil é oferecido. Nos enormes recintos das convenções, milhares de pessoas, de todo o mundo, todas as etnias e culturas, muitos com coloridos trajes típicos e falando suas línguas, reunidos num propósito: participar da Convenção Internacional, viver o Rotary intensamente!

É contagiante o entusiasmo. Somos todos da mesma “tribo”, o Rotary. Encontramos companheiros e amigos, relembrando bons momentos, ou travamos facilmente novas relações.

Sinta a força do Rotary
Nos trabalhos rotários, sentimos a força e a abrangência do Rotary. Há as salas para assuntos específicos, atraindo os interessados. As plenárias impressionam pela audiência, de muitos milhares. Nelas, vemos o rotarismo mundial vibrar, pulsante e intenso. Há a presença e a palavra dos líderes, as apresentações das equipes do ano, e oradores notáveis – nem sempre rotarianos – cuja atuação na sociedade humana é significativa, e se harmoniza às atividades rotárias. Momentos musicais deliciam a plateia. Telões bem colocados ajudam a ver o que vai pelo palco. Organizando e orientando, há o trabalho voluntário dos sargentos de armas.

Na House of Friendship, em centenas de estandes projetos são divulgados e parcerias, oferecidas. Lá também estão as diversas entidades rotárias, e divulga-se a convenção seguinte. Vendem-se produtos, ou apresentam-se curiosidades regionais. Há barracas com comida. Shows variados animam o ambiente. É um grande espaço de encontro e convivência.

Há, porém, o que pensar. Vi um lounge privativo aos grandes doadores que fazem parte da Sociedade Arch Klumph… É justo agradecer e prestar o legítimo reconhecimento a quem ajuda. Mas será tal discriminação coerente aos nossos ideais de Rotary?

Turismo? Não houve muito tempo. O objetivo era vivenciar intensamente a Convenção Internacional do Rotary.

Foram experiências inesquecíveis, que também nos esperam em 2015, em São Paulo!

* O autor é Ricardo VLM Gondim, presidente e editor da Brasil Rotário, e associado ao Rotary Club do Rio de Janeiro, RJ (distrito 4570).

** Foto do autor.

Acesse o site e garanta sua presença na Convenção do Brasil: www.riconvention.org

Tags: Convenção Internacional, Rotary, São Paulo, rotarianos, famílias, líderes, Ricardo Gondim

ARTIGOS

Share This