Vamos realizar a promessa que fizemos à humanidade

out 14, 2021

Este mês tem um significado especial para os rotarianos por conta da celebração do Dia Mundial de Combate à Pólio, em 24 de outubro. Graças a essa iniciativa, desde a década de 1980 o número de crianças afetadas pela doença foi reduzido em 99% em todo o planeta, passando de 350 mil casos anuais em 125 países para poucos casos em apenas dois países – Afeganistão e Paquistão. Em 2020, tivemos uma importante vitória: a Nigéria, que chegou a ser o terceiro país endêmico nessa reta final de erradicação, foi certificada como livre do vírus selvagem da poliomielite, o que significou a vitória contra a doença em todo o continente africano.

Ao decidirmos priorizar essa iniciativa, nós, rotarianos, fizemos uma promessa à humanidade, o que significa que nossa jornada em direção a um mundo sem pólio estará concluída somente quando todas as crianças estiverem vacinadas e o planeta for certificado como livre dessa terrível e incapacitante doença.

Desafios em nível global

1 – Eliminar o poliovírus selvagem nos atuais países endêmicos: Afeganistão e Paquistão.

2 – Vacinar em massa nas regiões com surtos e prevenir casos de pólio derivada da vacina oral.

3 – Imunizar anualmente mais de 400 milhões de crianças em todo o mundo contra a poliomielite.

4 – Anualmente, o Rotary International precisa arrecadar pelo menos US$ 50 milhões para o Fundo Polio Plus.

Campanha nacional de multivacinação de 1º a 29 de outubro

1 – Alcançar a meta nacional de 95% das nossas crianças vacinadas e ter foco nas cidades com cobertura inferior a 50%Gráfico col curador out21 (confira ao lado o gráfico com o percentual nacional de cobertura vacinal contra a pólio nos últimos anos).

2 – Visitar as autoridades de saúde locais e garantir condições mínimas para a vacinação.

3 – Incentivar todos os Rotary Clubs a implantar o programa Adote um Serviço de Saúde.

4 – Realizar campanhas criativas de conscientização para que as famílias vacinem suas crianças.

Atividades dos nossos clubes e distritos para o mês de outubro

1 – Realizar e registrar no site endpolio.org/pt/dia-mundial-de-combate-a-polio os eventos voltados à erradicação.

2 – Incentivar a participação intensa no evento Telepolio, que será realizado em 16 de outubro.

3 – Superar a meta de arrecadação de US$ 60 mil dólares neste mês.

4 – Convergir os esforços nacionais voltados à nossa imagem pública e à expansão do nosso alcance.

Sob a orientação dos coordenadores End Polio Now, a liderança dos governadores de distrito e a mobilização de milhares de rotarianos, rotaractianos e interactianos, precisamos de motivação e determinação para mais uma vez demonstrarmos nosso compromisso e paixão em cumprir essa promessa.

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br