Colunistas
Vamos manter a motivação
Encerrando meu ano como presidente, agradeço de coração a cada membro da nossa Família do Rotary. Sua gentileza, seu carinho e dedicação mudaram minha vida.
Tive o privilégio de viajar o mundo ao longo deste ano, indo de São Francisco, nos Estados Unidos, cidade berço das Nações Unidas, à Nigéria, onde conheci Rotary Clubs inovadores. Em todos os lugares, vi nossos associados e seus parceiros trabalhando lado a lado para criar mudanças positivas e duradouras, o que me fez lembrar que nossa força vem de um propósito compartilhado.
Esse espírito nos conduz a uma verdade bem simples: o Rotary não é algo que frequentamos, mas que fazemos. Não somos espectadores. Nós agimos e, por meio dessas ações, transformamos nossas comunidades e a nós mesmos.
Ao continuarmos esse trabalho, devemos manter o foco na criação de condições que nos levem à paz. O Rotary é, em sua essência, uma máquina de paz. Mantê-la ativa exige intenção, comprometimento e empenho constantes.
Essa mesma determinação é necessária agora que estamos perto de erradicar a poliomielite. O último quilômetro costuma ser o mais difícil, mas não podemos vacilar na promessa que fizemos às crianças do mundo.
Vocês demonstraram não haver desafio que não possamos enfrentar se estivermos Unidos para Fazer o Bem. Vamos então manter essa motivação com coragem, compaixão e um compromisso inabalável para garantirmos segurança e prosperidade a todos.
* O autor é Francesco Arezzo, presidente 2025-26 do Rotary International.
** Fotos: Andrew Esiebo (1) e cortesias de John de Giorgio (todas as demais).



- Durante viagem à África, Francesco Arezzo e a esposa, Anna Maria Arezzo-Criscione, são recebidos na Nigéria por rotarianos.
- Finalizando uma visita à Etiópia, o presidente participa de um evento voltado à erradicação da pólio na companhia de jogadores de futebol.
- O verdadeiro Francesco poderia se levantar, por favor? Em Chennai, na Índia, o presidente é homenageado com máscaras de seu rosto.
- Em um evento do Rotary em Chennai, Francesco e Anna Maria desfrutam de um momento de descontração com seu aide, John de Giorgio, e a parceira dele, Monique Chambers.
- Plantando uma árvore na Nigéria.
- Francesco corta a fita inaugural de um projeto de saúde materno-infantil em Uganda.
- No Brasil, Francesco Arezzo e o chair da Fundação Rotária, Holger Knaack, com participantes do Intercâmbio de Jovens.
- Em Chennai, o presidente ajuda a lançar o Pink Auto, projeto do distrito 3234 que fornecerá riquixás motorizados a mulheres para garantir seu sustento e independência econômica.
- Inspecionando o local das sessões plenárias da Convenção do Rotary International que está sendo realizada este mês em Taipei, Taiwan.
- Com Anna Maria em Chennai.




