ARTIGOS

Vamos em frente com 1.224.874 rotarianos

nov 21, 2012

Na edição de agosto de 2012, a revista Brasil Rotário traz em sua capa a questão: Quadro associativo – como superar a marca de 1,2 milhão de rotarianos? A mesma edição, em suas páginas internas, apresenta o magnífico trabalho do companheiro Mário César Martins de Camargo, “Cartografia do Crescimento”, com gráficos e projeções sobre o quadro associativo.

Quando ingressei no Rotary, em outubro de 1977, já estávamos nesse patamar de associados. Estimava-se então que no ano 2000 teríamos dois milhões de rotarianos no mundo. Decorridos 35 anos, a previsão não se concretizou e, sem dúvida, levará muito tempo para chegarmos lá, se é que um dia chegaremos. Nesses 35 anos, muitas mudanças e transformações aconteceram no mundo nos setores empresarial e profissional, naturais celeiros de novos rotarianos.

Por outro lado, atualmente, temos muitos concorrentes, no bom sentido, na prestação de serviços à comunidade. São associações, grupos e irmandades, com pessoas trabalhando por suas comunidades, sem pagamento de taxas, obrigação de frequência e outros regulamentos. Claro que nada se compara ao Rotary International, na sua impecável organização e grandeza de objetivos e realizações. Sem dúvida é preocupante o fato de não passarmos de 1,2 milhão. Precisamos crescer, principalmente com pessoas mais jovens, para não ficarmos um clube de aposentados.

Porém temos a consciência que pertencemos a uma grande organização, respeitada em todo mundo, pelo trabalho incessante, há mais de 100 anos, pelo bem da humanidade, por meio de seus projetos humanitários, intercâmbios, bolsas de estudo e pelo grande objetivo de erradicação da poliomielite. Pela busca da paz e da compreensão.

Provavelmente, com a ampliação da imagem pública do Rotary, não somente divulgando a instituição, mas participando também na solução dos grandes problemas sociais, como a segurança pública e o trânsito nas cidades e rodovias, poderemos atrair muitas pessoas para o quadro associativo.

De qualquer maneira, vamos em frente, com 1.224.874 rotarianos no mundo (números de Agosto de 2012), confiantes que estamos no caminho certo. Citando um velho provérbio “Vamos em frente que atrás vem gente”.

* O autor é Odilon José Boschetti, governador 1998-99 do distrito 4590

* Foto: Stock.XCHNG