Vamos dar ao mundo acesso à água limpa

abr 4, 2022

Em meados do século 18, Benjamin Franklin escreveu: “Quando o poço seca, sabemos o valor da água”.

Hoje, no século 21, muitos de nós não nos preocupamos com isso porque temos a sorte de viver em lugares onde a água potável é abundante. Mas esse não é o caso para milhões de outras pessoas ao redor do mundo. As Nações Unidas estimam que 2 bilhões de pessoas – cerca de uma em cada quatro no planeta – não têm água potável. Pouco menos da metade da população mundial vive sem acesso a banheiros e sistemas de saneamento, e quase um terço carece de pias para lavar as mãos com água limpa e sabão.

Não é surpreendente que, em uma era de informação instantânea e turismo espacial, ainda não tenhamos conseguido garantir as necessidades de água, saneamento e higiene a tantos?

O Rotary está fazendo algo a esse respeito. Os projetos de água, saneamento e higiene, ou projetos WASH, estão entre os mais financiados dentro das nossas áreas de enfoque. Desde 2014, os Rotary Clubs realizaram mais de 2.100 projetos de Subsídios Globais relacionados a WASH, tendo utilizado US$ 154 milhões da Fundação Rotária e impactado inúmeras pessoas.

Além disso, a aliança do Rotary com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) para assuntos relacionados a água, saneamento e higiene já dura mais de uma década e é a maior parceria da nossa organização depois do Polio Plus. O Rotary e a Usaid se comprometeram a destinar US$ 18 milhões em financiamento para esforços estratégicos de grande escala relacionados a WASH em países como Gana e Uganda. A parceria combina os conhecimentos técnicos dos profissionais de desenvolvimento da Usaid com a liderança local e a defesa de causa de associados ao Rotary para encontrar soluções viáveis e sustentáveis referentes a água, saneamento e higiene em centenas de comunidades. Acesse riusaidwash.rotary.org para saber mais.

O tema do Dia Mundial da Água, em 22 de março, é Águas subterrâneas: tornando o invisível visível. Este é um momento oportuno para os clubes aprenderem mais sobre as questões de WASH e agirem coletivamente a fim de criar e manter a motivação para expandir o acesso global aos serviços de água, saneamento e higiene. Os associados do Rotary podem chamar a atenção para os desafios que nos impactam localmente, compartilhando histórias, experiências e necessidades de WASH daqueles a quem servimos globalmente.

Podemos nos orgulhar do trabalho que os Rotary Clubs e nossa Fundação continuam fazendo para fornecer água limpa e sistemas de saneamento e higiene para as comunidades, mas não vamos parar por aí.

Este mês, vamos cuidar de nossos vizinhos ao redor do mundo cujos poços estão secando ou que não têm banheiros ou sabão. O Rotary tem os recursos, parcerias e a paixão para melhorar o acesso a água, saneamento e higiene para milhões de necessitados em todo o mundo. E o mais importante, temos as pessoas para fazer o trabalho – você e eu.

* O autor é John F. Germ, chair 2021-22 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.