Valor estratégico para o sucesso

jun 1, 2023

A Fundação Rotária é o coração do Rotary. Por meio dela, mantemos programas humanitários, bolsas educacionais e avançamos na erradicação mundial da paralisia infantil, gerando uma energia que transforma sonhos em realidade. Um milagre!

Neste ano 2022-23, atingimos nossa meta de arrecadação de US$ 50 milhões para a luta contra a pólio, qualificando-nos assim aos US$ 100 milhões de equiparação da Fundação Bill e Melinda Gates. Realizamos em todo o mundo 1.199 projetos de Subsídio Global, que movimentaram um total de US$ 73 milhões – incluindo iniciativas de grande escala, bolsas de estudos e equipes de formação profissional.

Além disso, foram concedidos recursos para 478 projetos de Subsídio Distrital (US$ 27 milhões), 207 Subsídios para Assistência em Casos de Desastres (US$ 8 milhões), 33 Subsídios Polio Plus (US$ 191 milhões), 130 bolsistas dos Centros Rotary pela Paz (US$ 3,9 milhões) e 11 Subsídios Parceiros Polio Plus (US$ 1,4 milhão).

Num momento ainda de transição da pandemia, demonstramos nossa resiliência e a Fundação Rotária arrecadou globalmente US$ 434 milhões, superando nossa meta anual de US$ 410 milhões.

Oito tópicos que facilitam o plano de ação da Fundação Rotária nos clubes e distritos:

1 – Iniciativas para incentivar a participação nos programas humanitários, bolsas educacionais e nas ações voltadas à erradicação da paralisia infantil.

2 – Apoio ao Modelo do Cadre Distrital, realização de palestras nos clubes sobre Subsídios Globais e organização de workshops de projetos.

3 – Patrocínio a bolsas educacionais e seleção de candidatos aos Centros Rotary pela Paz.

4 – Registro de eventos voltados ao Dia Mundial de Combate à Pólio e advocacia junto às secretarias municipais de Saúde e Educação para a melhoria dos níveis de vacinação.

5 – Definição de uma meta ousada e de uma matriz de arrecadação, usando parâmetros mínimos: US$ 100 por associado destinados ao Fundo Anual e US$ 25 por associado destinados ao fundo voltado às ações de combate à pólio.

6 – A Fundação recomenda a doação de 20% do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) creditado em 1º de julho ao fundo que se destina às ações de combate à poliomielite.

7 – Prever doação ao Fundo de Dotações.

8 – Por meio da Associação Brasileira da The Rotary Foundation, divulgar, capacitar e participar dos novos Subsídios de Responsabilidade Social Corporativa (leia mais na entrevista que começa na página 30 da revista Rotary Brasil).

Parabéns a todos e sucesso às novas lideranças 2023-24!

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br