Uma super jovem rotariana

nov 21, 2019

Ilustrações-Entrevistas-GabrielaGabriela Grzybowski de Oliveira está, sem dúvida, entre as mais jovens rotarianas do país. Aos 18 anos de idade, foi recentemente aceita no Rotary Club de Várzea Grande-Aeroporto, MT (distrito 4440), que, com ela, totaliza 11 associados efetivos. O incentivo veio principalmente dos pais, rotarianos há mais de uma década. No ano em que a mãe exerceu o cargo de secretária do clube, foi Gabriela quem a assessorou. No período 2019-20, a jovem assumiu ela mesma a secretaria do clube. Com planos de cursar faculdade de direito, a jovem pretende utilizar a profissão para colaborar com o Rotary no futuro, mas sabe que é hora de trabalhar em prol da comunidade desde já.

ROTARY BRASIL: É a primeira vez que somos notificados da posse de uma rotariana assim tão jovem. O que a motivou a ingressar em um Rotary Club aos 18 anos de idade?

GABRIELA GRZYBOWSKI DE OLIVEIRA: O que me motivou a ingressar no Rotary foram meus pais, pois, por intermédio deles, aprendi o que é Rotary de verdade.

RB: Você já participou de programas do Rotary para a juventude?

GGO: Participei­ de vários eventos, como conferências e solenidade de posse, para adquirir conhecimento e pelo incentivo dos meus pais. Também participei do ­Prêmio Rotário de Liderança Juvenil coordenado pelo nosso distrito.

RB: Conte um pouco sobre o Rotary Club de Várzea Grande-Aeroporto. Há outros associados mais jovens? Como você faz para superar a barreira da diferença de idade?

GGO: O Rotary Club de Várzea Grande-Aeroporto é um clube em que você se sente bem, onde você tem ideias e faz amizades para a vida inteira. Com relação à idade, acho que isso não importa, pois o que importa ­é a vontade de trabalhar e ajudar as pessoas.

RB: O que mais a atrai no Rotary?

GGO: O que mais me atrai no Rotary é o desejo de ajudar o próximo e servir a comunidade de alguma forma, pois, para que possamos ter um mundo melhor, precisamos nos ajudar.

RB: Você recebeu o Reconhecimento de Mérito como Embaixatriz das Novas Gerações. Poderia explicar o que significa essa distinção?

GGO: Na verdade, recebi o Certificado de Conquista do Mérito de Embaixadora das Novas Gerações ­em virtude da minha admissão, aos 18 anos de idade, no quadro associativo do Rotary Club de Várzea Grande-Aeroporto, conferido informalmente pelos meus padrinhos de admissão, casal Vera Lúcia Zago (governadora distrital em 2002-03) e Antônio Zago (governador distrital em 2012-13).

RB: Há algum tempo, o Rotary vem trabalhando para atrair a juventude. O que você diria aos jovens para aproximá-los do Rotary?

GGO: Sim, o Rotary tem que atrair jovens mesmo. Eu sempre digo que ser rotariano ou rotariana não é uma tarefa fácil, e nós sabemos que muitos jovens não se interessam por essas coisas, mas eu sempre digo que ajuda você a conhecer pessoas novas, a ajudar os outros. E, apesar da idade, há muitas vantagens, pois por meio do Rotary você pode viajar, enfim, há muitas coisas boas.

Conversa Rápida originalmente publicada na pág. 74 da edição de julho de 2019 da Revista Rotary Brasil.

*Texto: Renata Coré.

**Ilustração: Bruno Silveira.