Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Campanha contra a pólio continua sendo a nossa prioridade

Nossa Fundação Rotária começou o ano 2013-14 com toda força e energia para que os Rotary Clubs de todo o mundo possam materializar suas ações de forma mais concreta, objetiva e positiva para todas as comunidades onde atuam. A campanha contra a poliomielite continua sendo a nossa prioridade global. Líderes de todo o mundo estão apoiando o novo plano para eliminarmos a poliomielite até 2018:

Os compromissos de doações anunciados até agora permitirão que mais de um bilhão de crianças sejam vacinadas.
O programa de erradicação global atuará simultaneamente em diferentes setores, chamando atenção para a necessidade de melhorar a imunização infantil e proteger os resultados alcançados até aqui.
Os novos compromissos assumidos por governos e filantropos possibilitarão que a meta orçamentária do plano seja alcançada.

Em 25 de abril deste ano, durante a Cúpula Global de Vacinas realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, a Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite (GPEI) apresentou um plano de seis anos para eliminar simultaneamente todos os tipos de pólio (tanto os causados pelo vírus selvagem quanto os derivados da vacina).

Aproveitando o momento
Líderes globais e filantropos indicaram sua confiança no plano ao prometerem a doação de quase 75% dos 5,5 bilhões de dólares necessários para financiar o plano. Eles também pediram para outros doadores se comprometerem a fornecer 1,5 bilhão de dólares para garantir a erradicação. O plano aproveita este momento em que há o menor número de casos de poliomielite registrados na história (somente 223 casos em 2012, e 19 até o início de julho deste ano) para interromper a transmissão do vírus da pólio e evitar que países livres da doença voltem a ser infectados.

O Plano Estratégico de Erradicação da Pólio e Reta Final 2013-18, desenvolvido pela GPEI em consulta com autoridades nacionais de saúde, iniciativas globais de saúde, especialistas científicos, doadores e outros participantes, incorpora lições aprendidas com o êxito da Índia, que se tornou livre da pólio no início de 2012, e conhecimentos sobre o risco de circulação do vírus derivado da vacina. O plano possui quatro objetivos principais:

Detecção e interrupção do vírus da pólio;
Reforço dos sistemas de imunização e eliminação da vacina oral da pólio;
Contenção e certificação;
Planejamento da transição.

Além disso, complementa o Plano de Ações Emergenciais implementado no ano passado nos países ainda endêmicos: Afeganistão, Paquistão e Nigéria. O plano inclui estratégias para vencer desafios operacionais relacionados à vacinação de crianças em áreas urbanas com alta densidade populacional, em regiões de difícil alcance e em locais nos quais há falta de segurança.

Estima-se que os esforços da GPEI para erradicar a pólio poderiam gerar benefícios líquidos totais de 40 a 50 bilhões de dólares até 2035 em decorrência da redução de custos com tratamentos e de ganhos com o aumento da produtividade.

Apoio dos filantropos
Durante a Cúpula, Bill Gates, co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, destacou os inúmeros benefícios da erradicação da pólio e a necessidade de proporcionarmos condições de desenvolvimento e de cuidados voltados à saúde das crianças em áreas remotas. Gates anunciou que sua fundação se compromete a fornecer um terço do custo total do orçamento da GPEI ao longo dos seis anos de implementação do plano. Os fundos serão alocados com o propósito de permitir que a GPEI opere eficazmente para alcançar todos os objetivos do plano.

Para incentivar outros doadores a se comprometerem a fornecer o restante dos fundos, o financiamento de Gates para 2016-18 será liberado quando a GPEI garantir fundos suficientes para assegurar que a contribuição da sua fundação não exceda um terço do total do orçamento.

Além de Bill Gates, vários outros filantropos anunciaram seu apoio ao novo plano, totalizando 335 milhões de dólares adicionais em compromissos de contribuição à iniciativa. Os líderes dos países com endemia de pólio reafirmaram seu suporte à erradicação da doença e endossaram o escopo mais amplo do plano para melhorar os sistemas de imunização.

Nosso Rotary International, principal doador da GPEI, comprometeu-se a continuar levantando fundos e mobilizando apoio para a estratégia nessa reta final da erradicação. “Precisamos agir rapidamente para deter a poliomielite de uma vez por todas e garantir que os países livres da doença não voltem a ser infectados”, disse o presidente 2012-13 do Rotary International, Sakuji Tanaka.

O compromisso dos brasileiros: arregaçar as mangas e mostrar atitude.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.

Share This