Uma grande honra

jun 3, 2024

Já é tradição o presidente do Rotary, no último mês de mandato, recapitular nestas páginas o ano que passou, e estou orgulhoso de tudo o que conquistamos juntos. Quero agora me concentrar em nosso futuro, e isso começa com a pólio.

Chegamos a surpreendentes 3 bilhões de crianças vacinadas contra a doença e evitamos 20 milhões de casos de paralisia. Isso tudo é bom, mas não é suficiente. Devemos continuar apoiando a campanha End Polio Now para não voltarmos a registrar nem um caso que seja da doença e cumprir a promessa que fizemos às crianças.

A pólio não é o nosso único compromisso global. Na verdade, o Rotary trabalha pela paz global há ainda mais tempo. Hoje é mais importante do que nunca disseminar a paz positiva por meio dos Centros Rotary pela Paz e projetos humanitários no mundo todo.

Também devemos continuar a construir a paz a partir de dentro, e isso começa com o apoio à saúde mental e ao bem-estar dos nossos amigos no Rotary e das comunidades às quais servimos. O Rotary tem a oportunidade de ajudar a construir um sistema global de saúde mental que atualmente não existe, e peço a todos que considerem se juntar ao Grupo Rotary em Ação por Iniciativas de Saúde Mental para manter o ritmo estabelecido neste ano.

Foi uma grande honra servir como seu presidente. Você e os demais associados propiciaram a Heather e a mim memórias inesquecíveis. Nosso vínculo de amizade e compromisso coletivo continuará a criar esperança no mundo.

* O autor é R. Gordon R. McInally, presidente 2023-24 do Rotary International.

** Fotos: cortesia de Heather McInally.

1. Durante visita à Mongólia, o presidente do Rotary International, Gordon Mcinally, experimenta a falcoaria, uma prática antiga na região.
  2. Gordon (segundo a partir da esquerda) e os líderes do distrito 3450 fazem o sinal de positivo durante os preparativos para o Grande Prêmio de Macau, em novembro.
  3. Em Nassau, nas Bahamas, para um Instituto Rotary, Gordon visita um projeto ambiental administrado por associados do Rotary.
  4. Gordon com o rotaractiano e rotariano Kennedy Gayah, do Quênia, por ocasião de um Instituto Rotary em Lusaka, na Zâmbia.
  5. Gordon e a esposa, Heather, cumprimentam o papa Francisco na Praça de São Pedro.
  6. O casal McInally com líderes do Rotary em Bhubaneswar, conhecida como a “cidade templo” da Índia.
  7. Na África do Sul, um estudante monta um quebra-cabeça com Gordon em uma escola para jovens com deficiência apoiada por Rotary Clubs.
  8. Durante um Instituto Rotary em Roma, Gordon participa de uma demonstração para jogadores de tênis que usam cadeiras de rodas.
  9. Por ocasião de uma viagem pela África, Gordon oferece um quaich, que é um presente escocês de amizade, ao presidente do Malaui, Lazarus Chakwera.
  10. O casal McInally em Evanston, onde fica a sede do Rotary International, se divertindo no desfile da independência americana, em 4 de julho.