Uma grande conquista na luta contra a pólio

dez 10, 2014

fotopolio

O Rotary e seus parceiros na Iniciativa Global para Erradicação da Pólio (GPEI) estão alcançando um marco muito significativo: a erradicação do vírus selvagem tipo 3. O último caso de pólio causado pelo vírus tipo 3 foi reportado em Yobe, Nigéria, em 10 de novembro de 2012.

“Possivelmente erradicamos dois dos três tipos de vírus selvagem da pólio”, disse o Dr. Stephen Cochi, conselheiro do Centro de Saúde Global do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em entrevista à BBC.

O envolvimento da nossa organização foi essencial ao progresso para eliminar o vírus selvagem tipo 3. Os Subsídios Polio Plus têm ajudado a custear atividades de vigilância, apoio operacional, mobilização social e assistência técnica relacionados à erradicação da poliomielite, e temos ajudado a convencer líderes comunitários e pais a imunizarem seus filhos, incluindo nos três países endêmicos – Nigéria, Paquistão e Afeganistão.

A ausência do vírus tipo 3 indica que o país alcançou um grande progresso para se tornar livre da pólio. O número de casos de pólio tipo 1 também diminuiu para seis casos reportados até agora este ano, em comparação a 51 casos no mesmo período de 2013.

Esta conquista é uma notícia promissora para o Paquistão, onde o último caso de pólio tipo 3 foi reportado em abril de 2012. Este ano, 246 casos de poliomielite foram reportados no país – cerca de 85% dos casos em todo o mundo – em comparação a 63 no mesmo período em 2013. Militantes interromperam a imunização contra a doença em algumas áreas do Paquistão por dois anos. No entanto, graças à intervenção das forças militares locais, os trabalhos de vacinação foram reiniciados e mais de 700 mil pessoas, incluindo meio milhão de crianças, foram vacinadas nos últimos meses.

O tipo 2 da pólio foi erradicado em 1999. Portanto, se a eliminação do tipo 3 for confirmada, a luta passará a ser apenas contra o tipo 1. No entanto, mais casos de pólio são causados pelo vírus tipo 1 do que pelo tipo 3.

Mesmo assim, a GPEI diz que a ausência de casos de pólio tipo 3 nestes últimos dois anos é “uma notícia muito animadora, pois nos lembra que a erradicação da doença é possível”.

* Rotary News (Dan Nixon)

Tags: Rotary, Rotary International, erradicação da pólio, pólio, 2014

ARTIGOS