Uma força global pela paz

fev 2, 2023

Um dos aspectos mais fascinantes do Rotary é que somos muitas coisas ao mesmo tempo. Somos uma organização de serviços movida pela ação. Somos uma rede de líderes profissionais e comunitários. E, também, um lugar para se fazer amigos e encontrar diversão.

Além disso, você e eu fazemos parte de uma organização que promove a paz. Constatei isso em 2013, quando representei o Rotary em um simpósio internacional sobre o avanço de uma transição democrática e pacífica em Mianmar. Apesar dos recentes contratempos envolvendo essa questão, o fato de o Rotary ser convidado à mesa de negociações demonstra que o mundo nos vê como construtores da paz que não desanimam mesmo diante de problemas difíceis.

Como conquistamos esta reputação? Por meio de projetos de alfabetização que ajudam as pessoas a expandir suas mentes e pontos de vista, além de iniciativas voltadas a água, saneamento e higiene que fazem com que as comunidades usufruam desses serviços básicos. O grupo Rotary em Ação pela Paz promove ações práticas e nossa Convenção Internacional atrai anualmente milhares de pessoas para a celebração dos sucessos que conquistamos na seara da paz.

O programa Centros Rotary pela Paz, que está completando 21 anos, é talvez o lado mais visível dessa causa. Hoje, mais de 1.600 ex-bolsistas estão promovendo a paz em mais de 140 países. Em 1º de fevereiro, abrimos as inscrições para a próxima turma. Incentive as pessoas do seu círculo que já apresentam qualidades e vontade de trabalhar pela paz a se candidatar a essa bolsa de estudos.

E não está longe o dia em que passaremos a ter candidatos ao novo Centro Rotary pela Paz que está sendo criado na região do Oriente Médio e do Norte da África. Nós já selecionamos a universidade parceira e estamos tratando dos detalhes para sua abertura. O empreendimento só foi possível graças à generosa doação de US$ 15,5 milhões à Fundação Rotária feita pela Fundação Otto e Fran Walter. Com isso, a visão do Rotary de promover a paz com ações eficazes se fortalece.

Agora em fevereiro, ao celebrarmos o 118º aniversário do Rotary e o Mês da Consolidação da Paz e Prevenção de Conflitos, podemos nos orgulhar das muitas maneiras pelas quais nossa organização defende essa causa. Sem a Fundação Rotária e sua ajuda a ela, nada disso seria possível.

Para apoiar nosso trabalho pela paz, visite rotary.org/donate e selecione a área de enfoque Consolidação da Paz e Prevenção de Conflitos. Outra opção para apoiar projetos pró-paz por meio da Fundação Rotária é contribuindo com o Ian and Juliet Riseley Endowed Fund.

Se Paul Harris pudesse nos ver agora, ficaria surpreso com o crescimento surpreendente daquele pequeno clube criado por ele em 1905 – e, mais ainda, pela força global da paz e do bem que o Rotary se tornou.

* O autor é Ian Riseley, chair 2022-23 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.