Uma ferramenta de ajuda inestimável

nov 3, 2022

Mens diretor RI nov22Escrevo estas linhas na lendária mesa de Paul Harris, localizada hoje na sede do Rotary International na cidade de Evaston, em Chicago, nos Estados Unidos. De forma imaginária, volto no tempo até 1905 e percebo o entusiasmo dele e dos demais fundadores reunidos em 22 de fevereiro daquele ano com a finalidade de dar o primeiro passo para criar uma organização com os valores e princípios que o Rotary tem abraçado desde o início.

Tenho certeza de que, se eles pudessem ver hoje os resultados desses primeiros passos, sentiriam enorme satisfação e orgulho ao constatar que a sua iniciativa e visão constituíram um extraordinário aporte para o bem da humanidade, derivado, 117 anos depois, na primeira organização solidária com a qual o mundo conta, apoiada por ações excepcionais que sustentam a missão do Rotary: a paz positiva.

A história tão singular do Rotary tem muitos marcos importantes em sua construção e, sem nenhuma dúvida, o “arquiteto” Arch Klumph, sexto presidente do Rotary International, construiu um deles com sua brilhante iniciativa de criar a Fundação Rotária, hoje uma das mais reconhecidas em seu gênero e de ajuda inestimável para contribuir com a missão dos clubes de Rotary e Rotaract em prol das comunidades.

Cabe a todos nós valorizar a nossa Fundação, contribuir e trabalhar com ela, uma ferramenta valiosa para ampliar nosso alcance e causar maior impacto com cada trabalho do Rotary, dando assim maior conteúdo e valor à nossa inestimável marca: Rotary.

* O autor é Julio César Silva-Santisteban Ojeda, diretor 2021-23 do Rotary International.