Uma centena de novas academias ao ar livre

mai 23, 2018

Academia Agua Boa B

Em Mato Grosso, um projeto desenvolvido em parceria com o governo estadual trabalha a imagem pública do Rotary e impacta positivamente o quadro associativo do distrito

A ideia começou a surgir depois da instalação de uma academia da terceira idade ao ar livre no bairro Cohab Nova, em Cuiabá, em 2012, graças a um projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária que recebeu apoio de um Rotary Club indiano. Por que não expandir a iniciativa para outras cidades de Mato Grosso? E por que não estabelecer parcerias no próprio Estado? Então, o governador 2015-16 do distrito 4440, Altair Nunes Ferreira, apresentou o projeto e, durante quase dois anos, o Rotary Club de Cáceres, trabalhando com servidores das Secretarias de Estado da Casa Civil e das Cidades, contatou 76 Rotary Clubs mato-grossenses e as prefeituras municipais das 52 cidades onde há Rotary Clubs para levar a proposta.

Tendo como coordenador o governador distrital 2019-20 Washington Calado Barbosa, o projeto foi sacramentado em 2016-17, na gestão do governador distrital Eduardo Gomes Gonçalves. A previsão é de que, até o final deste ano, 100 academias da terceira idade ao ar livre tenham sido instaladas nas 52 cidades, proporcionando benefícios à saúde, convivência entre diferentes gerações e melhor utilização de espaços urbanos.

O empenho dos rotarianos foi coroado em 23 de fevereiro de 2017, dia do aniversário do Rotary International, em uma cerimônia no Palácio Paiaguás, sede do Poder Executivo Estadual. Naquela data, o governo de Mato Grosso e a Associação de Rotarianos de Cuiabá celebraram o termo de compromisso que está tirando as academias do papel e as levando para os espaços públicos. Pela primeira vez o distrito é parceiro do governo estadual em uma iniciativa de tamanha magnitude.

Por meio da Secretaria de Estado das Cidades, o governo de Mato Grosso investirá, no total, 2,17 milhões de reais na construção das academias. O montante, liberado em duas parcelas iguais, destina-se à compra dos equipamentos por meio de licitação. A primeira etapa, referente à aquisição de aparelhos para 50 academias, já foi finalizada. Eles foram instalados em cidades das regiões oeste e leste mato-grossense. O foco do projeto são os bairros periféricos.

INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA

Para que as 52 cidades possam receber as academias, o Rotary se responsabiliza por toda a infraestrutura necessária. O termo de parceria assinado prevê, por exemplo, que os clubes urbanizem o espaço onde os equipamentos serão instalados. Em forma de mutirão, essa tarefa é cumprida com a participação das comunidades beneficiadas. Todo o planejamento prévio, no entanto, coube ao Rotary.

Antes de tudo, foi preciso providenciar, junto a cada um dos prefeitos, a autorização para instalar a academia em terreno público. Os projetos arquitetônicos foram elaborados gratuitamente pelo rotariano e engenheiro civil Altair Nunes Ferreira. A partir deles, os Rotary Clubs, apoiados pelas comunidades, constroem as bases para a instalação constroem as bases para a instalação dos equipamentos, nas cidades em que esse espaço ainda não exista. Com a orientação técnica da empresa fornecedora e o apoio de voluntários rotarianos e da comunidade, os equipamentos são instalados. Criadas as academias, a manutenção dos espaços – o que inclui plantio de árvores e ajardinamento dos locais – fica a cargo das diretorias de associações de bairros, das próprias comunidades e dos órgãos afins de cada prefeitura.

Idealizado inicialmente como uma alternativa para proporcionar atividade física gratuita a pessoas de baixa renda e, ao mesmo tempo, promover a socialização dos frequentadores e a melhoria da paisagem urbana, por meio da revitalização de áreas degradadas ou sem uso nos municípios, o projeto resultou em ainda mais benefícios. A criação das academias ao ar livre mostrou ser uma forma eficiente de se trabalhar a imagem pública do Rotary, com impacto positivo no desenvolvimento do quadro associativo. Prevista para as 52 cidades mato-grossenses onde já havia Rotary Clubs, a iniciativa despertou interesse em outros municípios, facilitando a criação de clubes satélites, expandindo o quadro associativo do distrito em mais de 100 novos rotarianos e resultando na fundação de 12 clubes.