Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar
Todos os anos, no último trimestre, temos a divulgação dos resultados das 400 organizações não governamentais que foram mais bem- sucedidas na arrecadação de recursos junto à iniciativa privada. Essa avaliação é efetuada pela publicação The chronicle of philanthropy, nos Estados Unidos, que dá uma visão geral do estudo e avalia cada uma das entidades e os esforços despendidos pelas mesmas. Os dados deste ano agora divulgados retratam os resultados obtidos no ano fiscal de 2010.

A Fundação Rotária está classificada na 61ª posição dentre as 400, o que representa uma mudança positiva em relação ao ano anterior, quando ocupávamos a 75ª posição. Verificando outros períodos, podemos constatar nossa evolução:

""

Segundo o ranking anual do Chronicle, dos 400 grupos que arrecadam a partir de fonte privadas, as organizações analisadas recolheram um total de 70,3 bilhões de dólares no ano passado.

Parabéns aos nossos administradores e a todos os rotarianos que se engajam em projetos humanitários tão importantes como os financiados pela nossa Fundação Rotária. Nossa credibilidade é o principal argumento junto à sociedade.

Verbas adicionais no FDUC

Neste ano rotário, seu distrito terá verbas adicionais no Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC). A quantia provém das contribuições ao Fundo Permanente – Share associadas ao seu distrito.

A decisão dos curadores relacionada a este valor adicional foi tomada com base em diversos fatores:

– Melhores retornos de investimento do Fundo Permanente possibilitaram à Fundação manter a taxa de dispêndio de 4,5% para fundos de dotação cujos valores de mercado excederam os valores de doações acumuladas no orçamento de 2011-12;

– Mais fundos de dotação excederam os valores de doações acumulados;
– O FDUC gerado pelo Fundo Permanente – Share foi disponibilizado mais cedo.

Estes fatores resultaram na aprovação de 7,2 milhões de dólares de rendimentos passíveis de dispêndio ao Fundo Permanente – um aumento de 1,6 milhão de dólares (mais 29%) em relação ao ano rotário de 2010-11.

Resultado do programa em benefício do Polio Plus
Rotarianos responderam generosamente entre 24 e 28 de outubro, período em que a Fundação Rotária ofereceu o dobro de pontos de reconhecimento de Companheiro Paul Harris para doações de cem dólares ou mais feitas online. A iniciativa teve como base o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, em 24 de outubro.

Foram feitas contribuições em 105 países, sendo Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Filipinas os cinco que mais doaram.

Contribuição total do programa: US$ 2.576.927,00

Contribuição dos rotarianos brasileiros: US$ 731.669,53 (28,39%)

""

Parabéns a todos os brasileiros que se engajaram nessa campanha, não importando o valor da doação. O Brasil, mais uma vez, deu seu grande exemplo.

Plano Visão de Futuro

O distrito 2070 da Itália foi o primeiro a concluir um projeto de Subsídio Distrital em 2011-12. O distrito entregou o formulário de inscrição em maio, recebeu os fundos em julho, e apresentou os relatórios finais em setembro. 

A rapidez com que o projeto foi executado comprova a importância de um planejamento eficaz e a simplicidade do novo modelo de subsídios.

* Os autores são Henrique Vasconcelos e José Carlos Carvalho, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona 22B, e para as Zonas 22A e 23A, respectivamente.

Share This