Um recurso precioso, mas inacessível para muitos

mar 3, 2023

Quem mora na Austrália pensa muito sobre água. Quando vamos para o interior do país, o Outback, é impossível não se perguntar como um clima tão árido conseguiu sustentar a vida por milênios. Por lá, cada gole d’água parece muito precioso.

E cada gole parece ficar ainda mais precioso a cada dia, pois as mudanças climáticas continuam impactando o abastecimento de água em todos os lugares. Onde Juliet e eu moramos, em uma região litorânea de clima temperado perto de Melbourne, lembro-me de uma época, não faz muito tempo, em que os níveis de água disponíveis estavam tão baixos que foram impostas restrições severas de uso. Agora, aproveitamos a água da chuva que cai em nosso telhado e é coletada numa cisterna. Em muitas partes do mundo, as pessoas não têm esse luxo.

A água é essencial à vida, não importa onde vivamos. No entanto, há muitos que não valorizam isso. Pense em todas as vezes que você abriu a torneira hoje. Cerca de uma em cada quatro pessoas no mundo tem uma experiência bem diferente da sua ao abrir a torneira, isso quando existe uma. De acordo com as Nações Unidas, 2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável de forma segura. É de partir o coração que, a cada ano, cerca de 300 mil crianças menores de cinco anos morram de doenças diarreicas causadas pela ingestão de água imprópria, falta de saneamento ou de higiene – todas circunstâncias evitáveis.

É aqui que entra o Rotary. Com o seu apoio, a Fundação Rotária fornece água e saneamento a inúmeras comunidades ao redor do mundo. Os Subsídios Globais da Fundação abrangem desde o fornecimento de banheiros e educação sobre higiene em aldeias nas Filipinas até a construção de infraestrutura para acesso à água potável segura e acessível no Brasil.

Os problemas de água e saneamento que enfrentamos são grandes demais para serem resolvidos individualmente por qualquer um de nós. Mas, seja trabalhando com distritos parceiros em Subsídios Globais em todo o mundo, seja com grandes agências como a Usaid, estamos fazendo a diferença.

Ao pensar em unir forças para fornecer água potável, saneamento e higiene, lembre-se de que um de nossos maiores parceiros é da nossa família: o Rotaract.

A partir deste ano rotário, os Rotaract Clubs podem solicitar Subsídios Globais. Incentivo os Rotary e Rotaract Clubs a trabalharem juntos em subsídios, e os Rotary Clubs a apoiarem subsídios patrocinados por Rotaract Clubs. Juntos, os Rotary e Rotaract Clubs elevarão a força da Fundação a um novo patamar.

Graças ao seu generoso apoio, a Fundação Rotária tem mais potencial do que nunca para fazer a diferença nos desafios que enfrentamos na área de água e saneamento.

* O autor é Ian Riseley, chair 2022-23 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.