Um novo começo, novas oportunidades de servir

jan 9, 2023

Um novo ano chega. Diante desse novo começo e enquanto aguardamos novas experiências, vamos pensar fora da caixa e encontrar outras oportunidades de servir por meio do Rotary.

Neste ano, considere realizar um projeto de desenvolvimento econômico comunitário. Por meio dessa área de enfoque do Rotary, usamos nossa experiência profissional para promover o espírito empreendedor e, ao mesmo tempo, ajudar as comunidades de forma sustentável. Projetos de desenvolvimento econômico comunitário, parafraseando o famoso adágio, não apenas dão às pessoas o peixe hoje, mas as ensinam a pescar para que possam sempre se alimentar.

Esses projetos podem ser microcréditos para a abertura de um negócio de criação de gado, ou algo semelhante à abordagem “adote um vilarejo”, em que o Rotary trabalha com as comunidades em iniciativas multifacetadas para impulsionar a economia local de forma sustentável.

Em 2000, durante a transição para a independência, o Timor-Leste estava sofrendo com a destruição e a violência política. As comunidades não só precisavam de abrigo e melhores condições de vida, mas também de uma nova economia.

Foi então que os Rotary Clubs australianos entraram em cena, com um projeto para produzir e instalar telhados e, posteriormente, tanques d’água e silos para grãos. À medida que a iniciativa cresceu, outras organizações aderiram, inclusive a Fundação Rotária, concedendo um subsídio que colocou o projeto no caminho do sucesso.

Em pouco tempo, ele se tornou um empreendimento financeiramente viável, arrecadando dinheiro suficiente para construir telhados para casas, escolas, orfanatos e prédios comerciais. Os agricultores de subsistência receberam silos para as suas colheitas. Centenas de timorenses foram treinados em habilidades básicas de construção e administração. Milhares de novos tanques d’água garantiram que as meninas pudessem ir à escola em vez de usar seu tempo para buscar água.

O que começou como um projeto de telhados, hoje é um empreendimento comercial que emprega a população local e tem um enorme impacto. E a Fundação Rotária pavimentou o caminho.

Que experiências esperam por você em 2023? Um Subsídio Distrital ou Global? Ou, possivelmente, uma visita a Melbourne, na Austrália, pertinho da minha casa, para fazer novas amizades, reunir-se com velhos amigos e encontrar parceiros para projetos durante a Convenção do Rotary International?

Vamos fazer uma resolução de Ano-Novo para aproveitar as oportunidades de aprender, crescer e servir. E nos divertir durante esse processo. Afinal de contas, estamos no Rotary.

Então, meus amigos, vamos em frente e carpe annum – aproveitem o ano.

* O autor é Ian Riseley, chair 2022-23 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.