Ele permite ampliar a participação dos clubes e a realização de mais projetos

A principal fonte de financiamento das atividades da Fundação Rotária é o Fundo Anual de Programas. Para realizar os projetos e atividades, tanto em âmbito local quanto internacional, e para que a nossa Fundação possa sempre estar em ação, somos incentivados a doar ao Fundo Anual todos os anos.

Ao término de cada ano rotário as contribuições ao Fundo Anual-Share de todos os Rotary Clubs do distrito são divididas em Fundo Mundial e Fundo Distrital de Utilização Controlada (Fduc). Esse Fundo Mundial está disponível para custear atividades para todos os clubes.

O ciclo de investimentos de três anos do Fundo Anual cobre despesas administrativas e de captação de recursos da Fundação Rotária que são usados para financiar projetos, bolsas de estudos e equipes de formação profissional.

O Fduc é a moeda mais forte, pois tem a contrapartida da Fundação em 100%, quando utilizado em Subsídios Globais. Os clubes e distritos podem usar seus próprios critérios na utilização de seu Fduc para participar de atividades e subsídios do Rotary, desde que alinhados com a missão e/ou áreas de enfoque da nossa organização.

A mobilização por um Fduc forte permite que não faltem recursos para ampliar a participação em um número maior de clubes e, consequentemente, a realização de mais projetos.

Além das contribuições ao Fundo Anual, é importante o planejamento das contribuições para Fundo Polio Plus, Fundo Permanente, Áreas de Enfoque, Centros Rotary pela Paz e Doações Extraordinárias. O planejamento da captação de recursos com metas assegura um volume maior de contribuições.

Os clubes devem fazer o monitoramento e a análise das doações, pois no momento de se realizar um projeto local ou internacional, os recursos estarão disponíveis.

Os reconhecimentos da Fundação Rotária aos associados e clubes são feitos de diversas formas e também por meio da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF) – no caso das contribuições de pessoas jurídicas.

Qualificação e gerenciamento de projetos
Ao completar o processo de qualificação online e atestar que seguirá o gerenciamento financeiro estipulado no Memorando de Entendimento (MDE) e o implementará, o distrito está preparado para receber Subsídios Distritais, Globais e Pré-definidos.

É muito importante a participação dos clubes no Seminário de Gerenciamento de Subsídios, que tem o objetivo de prepará-los no processo de qualificação para torná-los aptos a solicitar Subsídios Globais e Pré-definidos. Fica a critério dos distritos a qualificação ou não dos seus clubes para que possam solicitar Subsídios Distritais.

Este é um momento ímpar para que todos os clubes conheçam plenamente os novos Subsídios do Rotary e entendam a lógica de uma decisão histórica que já tem mostrado resultados muito positivos na missão de fazer o bem no mundo. Para o lançamento global em 1º de julho, todos os clubes precisam acelerar a participação de seus associados no conhecimento e sensibilização para este marco na concessão dos novos subsídios.

A Fundação Rotária, graças ao feedback dos distritos pilotos e a um trabalho altamente qualificado, disponibiliza vários documentos que são indispensáveis a todos os líderes de clubes. O link www.rotary/pt/grants contém informações sobre a nova estrutura, o processo de solicitação e o gerenciamento de fundos. Além das noções básicas, na seção Materiais de referência você encontrará documentos, materiais de treinamento e muito mais.

Rotary Showcase
Lançado oficialmente na Convenção de 2012 em Bangcoc, o Rotary Showcase é uma importante ferramenta disponível a todos os clubes e distritos para o conhecimento dos projetos da comunidade rotária mundial. Contudo, para que isto ocorra precisamos participar mais ativamente, conhecendo-o e compartilhando. Acesse o site do Rotary International – www.rotary.org/pt – e navegue, caso ainda não o tenha feito.

O espaço permite que sejam adicionadas fotos dos projetos e publicadas discussões sobre suas iniciativas. Importante também é que o aplicativo conecta-se ao Facebook, facilitando a divulgação global das realizações dos clubes.

É uma maneira simples e criativa de compartilhar o trabalho divulgando seus projetos ou conhecendo outros, além de mostrar as diversas realidades das comunidades assistidas pelos Rotary Clubs em todo o mundo.

Sabemos que o orçamento executado em projetos da Fundação Rotária a cada ano é apenas a ponta do iceberg, e que o volume de trabalho em prestação de serviços é muito maior. Só as horas de trabalho voluntário e o número desses voluntários, sem considerarmos o total das contribuições para um projeto em tempo real de todos os clubes do mundo, já se constituem um marco histórico. Participemos mais.

Workshops da Convenção do RI
Se você está planejando comparecer à Convenção do Rotary International em Lisboa, confira os workshops relacionados aos subsídios do Rotary. Os temas são os seguintes: equipes de formação profissional; pedidos de Subsídio Global (introdução); elaboração de pedido de Subsídio Global (nível intermediário); bolsas do Rotary: muitas oportunidades; enfoque em recursos hídricos e saneamento; enfoque em saúde materno-infantil; enfoque em prevenção e tratamento de doenças; enfoque em paz e prevenção/resolução de conflitos; enfoque em alfabetização e educação básica; enfoque em desenvolvimento econômico e comunitário; e parcerias estratégicas do Rotary.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.