Fundada há seis anos, por iniciativa do ex-diretor do RI José Alfredo Pretoni e com o apoio e a participação do secretário geral da Fundação Rotária, Ed Futa, e do seu gerente geral, John Osterlund, a Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), nestes primeiros tempos, se firmou, passando a desfrutar do necessário respeito, reconhecimento e apoio, especialmente dos rotarianos e rotarianas brasileiros.
Ao assim se posicionarem, os rotarianos permitiram à ABTRF se consolidar e cumprir com seus objetivos, passando a exercer papel relevante nas doações feitas por pessoas jurídicas à Fundação Rotária, com significativo aporte de recursos que vêm sendo aplicados em projetos elaborados pelos clubes dos distritos brasileiros.
Mas, amigos, os desafios não cessam e novas metas nos impulsionam para o futuro, que dependerá do esforço e apoio de todos nós, para um fim ainda mais promissor. Assim, na oportunidade em que convidamos você para uma participação mais interativa e dinâmica junto à ABTRF, não podemos deixar de reconhecer aqueles que já vêm dando provas de sua crença nos nossos objetivos.
Nesta oportunidade, queremos destacar a atitude do ex-diretor do RI Alceu Antimo Vezzozo, que, consciente das reais finalidades de nossa associação e dos ideais que sempre animaram e animam aqueles que a dirigem, se uniu ao grupo dos grandes doadores. Uma demonstração de sua confiança e certeza de que doar para a ABTRF é proporcionar um futuro melhor e menos sofrido para aqueles mais necessitados, através dos projetos humanitários patrocinados pela nossa Fundação Rotária, uma das mais respeitadas e prestigiadas em todo o mundo.
Novidades nos programas
Companheiros e companheiras, cumprimos o primeiro semestre de atuação da nova diretoria buscando dar continuidade às ações já implementadas, mas também procuramos abrir frentes novas de atuação através de contatos com potenciais doadores, além de incentivar o crescimento dos dois programas já estruturados: o Seguro Solidário e o Empresa Cidadã.
Em relação ao primeiro, a base foi ampliada com a inclusão das seguradoras Itaú e Unibanco nos mesmos moldes já adotados pela Porto Seguro. E, em relação ao segundo programa, ainda em fase de reestruturação, estamos trabalhando na elaboração de algumas normas mais claras e com maior comprometimento e participação dos Rotary Clubs e distritos rotários brasileiros.
Nesta oportunidade, não podemos deixar de destacar o interesse, apoio e divulgação que a ABTRF tem merecido dos atuais governadores, integrantes do seu Comitê de Assessoramento, não só na motivação dos rotarianos de seus respectivos distritos, mas, especificamente, na busca de mais doadores, especialmente junto às pessoas jurídicas de qualquer porte e regime fiscal, ampliando o nosso universo de doadores.
Acreditamos que será com este trabalho desenvolvido pelos rotarianos em suas comunidades, junto às suas bases de influência e relacionamento, que encontraremos o ponto de equilíbrio necessário para que a ABTRF possa realizar e desenvolver sua missão, focada nos seguintes procedimentos:
1º – Apoiar programas ligados à educação, saúde e assistência social, especialmente aqueles que beneficiam crianças, adolescentes e idosos carentes.
2º – Apoiar esforços de outras entidades nas áreas de saúde e educação.
3º – Distinguir todos os contribuintes/doadores, observada a filosofia de reconhecimentos da Fundação Rotária.

Logomarca
Num rápido exame destes primeiros seis meses, podemos afirmar que o trabalho foi produtivo, com o recebimento de doações acima de 95 mil dólares e a aplicação de recursos em projetos, no Brasil, da ordem de 100 mil dólares, destacando-se na obtenção de doações os distritos 4420, 4730 e 4610. Internamente, vimos procurando adotar medidas que permitam uma maior visibilidade da ABTRF.
Dentre elas, destacamos o lançamento de sua logomarca, que encima esta nossa mensagem. Uma criação do companheiro Sérgio Richiden e que esperamos possa bem representar e fixar a imagem da Associação junto àqueles que com ela vierem a compartilhar seus esforços para “fomentar o bem no mundo”, como nos pediu Arch Klumph, ao lançar as sementes da Fundação Rotária, em 1917, em Atlanta.
Amigos, é nossa intenção que cada um, de alguma forma, possa se engajar cada vez mais nas atividades da ABTRF junto ao seu Rotary Club e através do nosso representante em seu distrito, o seu governador, que está apto e em condições de prestar-lhes todos os esclarecimentos e suporte necessários para a obtenção das doações. E nós, da diretoria, estamos sempre prontos ao diálogo franco e sadio em prol do crescimento da nossa Associação Brasileira da The Rotary Foundation.
* O autor é Themístocles A. C. Pinho, ex-diretor do RI e presidente da ABTRF.