Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

Transformando vidas e ampliando horizontes

set 2, 2024

Setembro é o Mês da Educação Básica e Alfabetização no calendário do Rotary International. A educação é uma ferramenta de transformar vidas e ampliar horizontes. Muitos clubes de Rotary apoiam essa área de enfoque e inclusive há diversas escolas ao redor do planeta patrocinadas por eles.

Os oito países da América do Sul que compõem nossas zonas rotárias 23 e 24 têm realidades distintas. Mas todos necessitam de ajuda para formar seres humanos mais preparados para o desafio de enfrentar o mercado de trabalho e abrir novas perspectivas na vida, conquistas que garantem mais dignidade às pessoas.

Colocar-se no lugar do outro é um exercício que nos transforma em melhores associados ao Rotary. Como membros de uma organização de serviços, isso é essencial. Já pararam para pensar no que seria de vocês se não soubessem ler e escrever? O que mudaria nas suas vidas? Quais oportunidades teriam perdido, como estariam hoje?

Sem sombra de dúvidas, estariam em uma situação totalmente diferente. Então por que não ajudar outras pessoas que não têm as mesmas oportunidades que nós?

Destaco também a Conferência Presidencial da Paz que será realizada em Istambul, na Turquia, entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2025. Será a graduação da primeira turma deste novo Centro Rotary pela Paz. Nestes tempos tão sofridos com a falta de amor e de paz, vamos celebrar nossa vocação para contribuir com a construção de um mundo pacífico.

O Rotary é um mecanismo de ânimo para os que suplicam pela paz. Não temos lado. Temos o sentimento de querer paz, seja na Ucrânia ou na Rússia, na Palestina ou em Israel. Seja nas ruas, comunidades ou nas favelas das nossas duas zonas rotárias. Não podemos fechar os olhos para aqueles que sofrem com os conflitos civis e militares mundo afora.

Por isso o Rotary capacita especialistas em resolução de conflitos que podem intermediar soluções para disputas que só causam dor, desesperança e morte.

Também estamos muito animados com a Convenção do Rotary International que será realizada em junho de 2025 na cidade de Calgary, no Canadá, e já conta com praticamente 10 mil inscrições. Isso mostra que estamos retornando com tudo aos eventos presenciais. Dias melhores virão. Em 2022, na Convenção de Houston, tivemos cerca de 10 mil pessoas. Um ano depois, em Melbourne, por volta de 12,5 mil inscrições. E este ano, em Singapura, chegamos perto de 14,5 mil.

Convido todos os companheiros e companheiras das nossas zonas rotárias 23 e 24 para participar desse grande evento. Vamos mostrar a força do Rotary em nossa região e em toda a América Latina. Ao ver a força global do Rotary, a variedade de projetos que desenvolvemos pelo mundo, e ao estabelecer contato com nossos líderes internacionais, quem participa de uma Convenção nunca mais é o mesmo. Estamos preparando uma grande caravana para compartilhar ideias, sentimentos e conhecimentos. Vai ser bom demais!

Em agosto, tivemos em Fortaleza o 47º Instituto Rotary do Brasil. No mês que vem, será a vez do Instituto Rotary de Assunção, no Paraguai. Outros momentos mágicos proporcionados pelo Rotary. Vamos prestigiar as equipes que por mais de um ano trabalharam por nós na organização desses eventos. Isso mesmo: por nós. São líderes voluntários locais que se dedicam a dar o melhor de si, sem pensar em si.

Que Deus nos abençoe. E viva Rotary!

* O autor é Henrique Vasconcelos, diretor 2023-25 do Rotary International.

Share This