Transformando vidas desde 1905

fev 7, 2022

O Rotary está muito perto de completar 117 anos de fundação, e, desde aquele longínquo 23 de fevereiro de 1905, quando sua história começou a ser escrita por quatro célebres senhores, residentes da cidade de Chicago, liderados por Paul Percy Harris, até este 23 de fevereiro de 2022, convocou, com base em seus ideais, milhões de pessoas de boa vontade e de comprovada vocação de serviço que conseguiram fazer do Rotary a primeira organização de auxílio humanitário do mundo e a de maior prestígio do gênero.

O Rotary viveu e superou duas guerras mundiais, as pandemias de gripe espanhola e Covid-19 e ainda a chamada Guerra Fria e os avanços da era nuclear, entre outros acontecimentos históricos transcendentais pelos quais a humanidade transitou durante o século 20 e também no início do século 21. E, mesmo com tudo isso, não sucumbiu, porque os convocados para suas frentes, homens e mulheres de extraordinária firmeza, assim o quiseram e conseguiram, mantendo ilesos seus dois grandes pilares: o companheirismo e o serviço à humanidade, sem nunca se distanciar de seus princípios fundamentais, os quais constituem sua grande fortaleza.

Os rotarianos de todo mundo, unidos sob os mesmos valores e ideais, trabalham arduamente para buscar a paz entre as nações. O Rotary colocou seus maiores esforços na constituição da Organização das Nações Unidas (ONU) e, depois disso, apoiou os órgãos que pertencem a ela, formando alianças estratégicas com o Unicef, para melhorar os níveis de educação e, especialmente, eliminar o analfabetismo, e com a Organização Mundial da Saúde, com nosso imensurável esforço para melhorar a saúde pública, sobretudo para erradicar o vírus da poliomielite da face da Terra.

Os rotarianos do mundo são solidários, aderem ao jusnaturalismo e creem fielmente no direito à vida, à liberdade, à dignidade e ao bem-estar da pessoa humana, que é nosso objetivo maior.

Convencidos disso, como princípio imutável, defendem a diversidade e a equidade como mecanismo de busca da igualdade, com o objetivo de conseguir, por meio dela, uma sociedade melhor, e essa é a razão pela qual colocam seu maior empenho em trabalhar no que denominam as sete áreas de enfoque do Rotary, coincidentes com a agenda de 2030 da ONU.

Os 117 anos do Rotary constituem um legado inesquecível para as gerações atuais e futuras e, ainda, para a humanidade.

Sua capacidade de adaptação à mudança, demonstrada por meio de sua história, e seu permanente envolvimento com as necessidades da comunidade são um extraordinário exemplo de que não há missão maior e mais poderosa do que honrar a vida transformando vidas.

* O autor é Julio César Silva-Santisteban Ojeda, diretor 2021-22 do Rotary International.