Traga sua família

set 2, 2019

Caros companheiros rotarianos e membros da Família do Rotary,

Aqui nos Estados Unidos, mais um verão está chegando ao fim. Para a família Maloney, essa estação termina com uma visita à minha cidade natal, Ridgway, no Estado de Illinois. Lá é realizado o festival anual do Dia da Pipoca, ocasião em que tenho a honra de servir como Rei da Pipoca, desempenhando o papel de mestre de cerimônias do evento.

Independente da estação do ano, cada família tem suas próprias tradições. Gostaria de sugerir uma a vocês: encontrem uma oportunidade de apresentar o Rotary aos seus familiares. Uma das tradições da minha família é levar nossas filhas e netos à Convenção do Rotary International. A de 2020, em Honolulu, no Havaí, será uma chance maravilhosa de apresentar seus filhos e netos à internacionalidade da nossa organização. Estamos planejando muitos eventos voltados à família para que todos possam aproveitar.

Qualquer ocasião é fabulosa para levarmos nossos familiares a um projeto do Rotary ou convidá-los para uma campanha de arrecadação de fundos. Mas talvez você não tenha visto muitos eventos no seu clube abertos à família. Justamente por isso, uma das minhas principais prioridades neste ano é fazer com que a maioria dos eventos do Rotary seja receptiva aos nossos familiares.

Devemos promover uma cultura em que o Rotary não venha a competir com as famílias, mas complementá-las. Nunca devemos colocar os associados numa posição em que eles precisem escolher entre a família e o clube. Para tanto, devemos ser realistas em relação às nossas expectativas, atenciosos quanto à programação dos nossos clubes e acolhedores em relação às crianças e aos adolescentes que nos honram com sua presença em nossos eventos.

Muitas vezes, os jovens profissionais que o Rotary precisa atrair para continuar sendo dinâmico neste século 21 são exatamente as pessoas com as maiores responsabilidades familiares. Não devemos manter esses jovens afastados de suas famílias, realizando eventos à noite e nos fins de semana aos quais seus filhos não possam comparecer.

Por muito tempo, fechamos as portas de muitos eventos do Rotary para nossos filhos e netos, e até mesmo para nossos cônjuges. Que oportunidades desperdiçadas! Precisamos aproveitar cada chance de ofertar aos jovens esse presente que é o Rotary, fazendo nossa organização crescer e garantindo que a próxima geração estará totalmente engajada com o alcance da nossa missão.

Portanto, vamos abrir nossas portas de maneira divertida, criando oportunidades para que nossos filhos e netos queiram aprender mais sobre Interact, Rotaract, RYLA e o próprio Rotary. Devemos começar aos poucos, quem sabe realizando algumas reuniões mais amigáveis às famílias, mas é muito importante que esse tipo de evento se torne frequente.

Levar crianças e adolescentes aos eventos do Rotary não faz bem a nós somente: esta é uma forma de apresentá-los ao mundo! Faça deste um ano memorável para sua família – e um ano inesquecível para a Família do Rotary, sempre em expansão, já que O Rotary Conecta o Mundo!

* O autor é Mark Daniel Maloney, presidente 2019-20 do Rotary International.