Todos juntos no Dia Mundial de Combate à Pólio

out 1, 2019

Caros rotarianos e demais membros da Família do Rotary,

Nosso progresso é real e digno de nota. Em 1988, a pólio era endêmica em 125 países, com mais de 350 mil casos por ano em todo o mundo. Desde então, o Rotary e nossos parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio reduziram a incidência da doença em mais de 99,9%, vacinando mais de 2,5 bilhões de crianças contra o vírus e evitando 18 milhões de casos de paralisia. Ao longo dos anos, o Rotary vem ajudando vários países a passarem para a coluna de livres da pólio. Isso inclui a Índia, o que alguns consideravam impossível há pouco tempo. Dos três tipos de vírus da pólio, o tipo 2 foi erradicado e o tipo 3 em breve poderá ser certificado como erradicado. Há quase três anos a Nigéria não registra nenhum caso de poliovírus selvagem. Se essa tendência se mantiver, estaremos reduzidos a apenas um tipo de vírus selvagem em apenas uma parte do mundo, Afeganistão e Paquistão.

Há grandes desafios nessa região, e é crucial permanecermos otimistas. Vejam tudo o que conseguimos até agora. Não é hora de desanimarmos nem pensarmos que a tarefa é impossível. Acabaremos com a pólio para sempre, mas só se permanecermos firmes e vigilantes. O Dia Mundial de Combate à Pólio é o momento para rotarianos de todo o mundo se reunirem, reconhecerem o progresso que fizemos em nossa luta contra a doença e planejarem as ações que devemos pôr em prática para acabar com a pólio para sempre. A palavra-chave é ação, pois ainda temos um trabalho importante a fazer.

Este ano, queremos ver o maior número possível de Rotary Clubs realizando eventos para celebrar o Dia Mundial de Combate à Pólio. Precisa de ideias? Que tal organizar uma festa para amigos e associados assistirem à transmissão ao vivo no Facebook do Rotary? Você também pode dedicar uma reunião do clube ao Dia Mundial de Combate à Pólio ou criar um evento de arrecadação de fundos. Lembre-se de que cada dólar doado é equiparado em dois para um pela Fundação Bill & Melinda Gates.

Depois de criar um evento, cadastre-o em endpolio.org/pt/register-your-event. Em seguida, promova-o usando o kit do Dia Mundial de Combate à Pólio, disponível em endpolio.org/pt/world-polio-day.

Marque no calendário para não perder a apresentação sobre o Dia Mundial de Combate à Pólio em 24 de outubro. Este ano, a transmissão no Facebook ocorrerá em vários fusos horários ao redor do mundo. Visite a página do Rotary International no Facebook para conhecer o programa da sua região. E não se esqueça de acompanhar o evento nas mídias sociais e compartilhá-lo com sua rede de amigos.

Quando alcançarmos nossa meta, a pólio se tornará a segunda doença humana erradicada no planeta e o Rotary será aclamado internacionalmente. Mas o que mais importa são as crianças que nunca mais terão de enfrentar esse vírus incapacitante. O Rotary deve continuar conectando o mundo na erradicação da pólio. Depende de nós. Vamos terminar o trabalho.

* O autor é Mark Daniel Maloney, presidente 2019-20 do Rotary International.