NOTÍCIAS
Tepehua, no México, ganha centro comunitário
Há quatro anos Moonyeen King decidiu ajudar os moradores de Tepehua, comunidade do Estado de Jalisco, México, que sofre com problemas de desnutrição, falta de médicos e crime. Moonyeen King, Susan Netherton e Gin Pelzl, que são do Rotary Club de Ajijic, reformaram um prédio abandonado para abrigar o Centro Comunitário de Tepehua.
Em seu primeiro ano, o centro fornecia sopão toda sexta-feira para 200 mulheres e crianças, e não demorou para que seus administradores cadastrassem cada família e passassem a conhecê-las melhor. Com isso, ficou patente a necessidade de haver uma clínica especializada na saúde da mulher.
No começo de 2012, 67 mulheres foram testadas contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e outros problemas ginecológicos. Somente cinco tiveram resultados normais, algo alarmante. King, que integra a diretoria do Centro Comunitário de Tepehua, estimou que 1.200 mulheres se beneficiariam com um programa para o diagnóstico de DSTs, câncer e orientação sobre planejamento familiar.
O projeto ganhou suporte internacional depois que associados do Rotary Club de Lincoln, nos EUA, ficaram sabendo da iniciativa. Isso levou à parceria entre os clubes que culminou com a outorga de um subsídio da Fundação. “Por meio do programa, mulheres e meninas estão tomando maior controle de suas vidas ao aprenderem a cuidar de si e a fazerem planejamento familiar”, diz King.
Paul Radcliffe, do Rotary Club de Lincoln, diz que os resultados têm sido fenomenais. Nos primeiros 15 meses, foram feitos vários exames de câncer de mama e papanicolau, e 800 mulheres participaram de sessões sobre planejamento familiar e aconselhamento.
“Mulheres sadias e capazes de decidir sobre suas gestações traduz em vida mais longa para cuidarem de seus filhos e quebrarem o ciclo de pobreza das famílias”, afirma Radcliffe. Segundo ele, o sucesso da clínica resultou não apenas da propaganda positiva boca a boca, mas também do fato de que os moradores foram orientados a desmistificar tabus relativos à saúde sexual. O sucesso do programa animou os clubes a pensarem em expandi-lo a outras comunidades com uma clínica móvel.
Além da clínica, o Centro Comunitário de Tepehua oferece aulas de costura, artesanato, uso de computadores e inglês. O centro também oferece aulas para quem quer ser assistente de enfermagem. Um berçário e playground foram construídos para que as mulheres tenham onde deixar seus filhos enquanto utilizam o centro.
“Este projeto é a prova de que uma vez que você conquista a confiança das pessoas, elas sentem mais vontade de aprender e crescer”, comemora King.
* Foto cedida por Moonyeen King.
Legenda da foto: A enfermeira e parteira Sylvia Flores (à direita) colabora na administração do programa de saúde materna no Centro Comunitário de Tepehua.
Veja o que mais nós fazemos para ajudar mães e filhos.
Faça sua doação.
* Por Daniela Garcia
Rotary News
Tags: Centro comunitário, México, comunidade, desnutrição, saúde da mulher, DSTs, orientação, planejamento familiar, subsídio