Tempos de inclusão

fev 13, 2019

Tempos de inclusão-clube satélite

Clube satélite para surdos é criado no Paraná

O Rotary Club de Pato Branco-Amizade, no sudoeste do Paraná, escreveu uma bonita história de inclusão e cidadania ao apadrinhar a criação de um clube satélite formado apenas por associados surdos e intérpretes de Libras. A cerimônia de fundação (foto) aconteceu em março com a participação do então govenador do distrito 4640, Eduardo Toshimitsu. Composto por 11 associados, o Rotary Club Satélite de Pato Branco-Amizade-Eduard Huet traz em seu nome uma homenagem ao professor francês que, a pedido do imperador dom Pedro 2º, trouxe para o Brasil a língua de sinais.

A ideia de criar um Rotary Club Satélite somente com associados surdos surgiu do contato entre rotarianos e a Associação de Surdos de Pato Branco (ASPB), que pediu ajuda ao Rotary Club de Pato Branco-Amizade para construir uma escola bilíngue na cidade. Depois de algumas reuniões com a ASPB, os rotarianos identificaram em seus integrantes as características de potenciais rotarianos, e fizeram a proposta: em vez de receberem ajuda para desenvolver o projeto, por que não conduzi-lo pessoalmente, como integrantes de um novo clube?

A proposta foi recebida com certa surpresa, principalmente pelo pouco conhecimento que os integrantes da ASPB tinham do Rotary. Aceita a ideia, eles realizaram as primeiras reuniões e treinamentos para criar o clube satélite. Com a chegada do Rotary Club Satélite de Pato Branco-Amizade-Eduard Huet, os eventos do distrito passaram a contar com tradução para Libras. Além disso, os associados ao clube padrinho estão fazendo um curso de Libras para aumentar sua integração com os novos companheiros.

Para melhorar, o sonho que deu início a tudo isso começou a sair do papel. Uma empresa de construção civil já fez a doação de um terreno para a construção da escola bilíngue. O projeto e a escrituração também foram doados por pessoas da comunidade.