Estamos no meio do ano rotário, e agora é o momento de avaliar os pontos fortes e fracos de nossos clubes. Isto talvez soe estranho para alguns rotarianos, mas de que outra forma poderemos saber como as atividades e programas dos nossos respectivos clubes se alinham com os de outros clubes do distrito – e até de outras partes do mundo? Por isso, estimulo todos os rotarianos, não somente os dirigentes de clube, a se reunirem para avaliar seus clubes no mês de janeiro.
O programa da Menção Presidencial de 2010-11 foi elaborado na forma de uma folha de pontuação para todas as Avenidas de Serviços. Funciona também como uma lista de checagem para muitas das atividades e programas empreendidos pela maioria dos clubes. E os presidentes são solicitados a entregarem o formulário completo ao governador de distrito até 31 de março a fim de que seus clubes sejam elegíveis aos prêmios de Menção Presidencial. As pontuações devem ser compartilhadas com todos os associados, seja através de relatórios escritos ou de apresentações durante as reuniões dos clubes.
Iniciar o trabalho da Menção Presidencial neste mês de janeiro representa uma oportunidade de descobrir eventuais defi ciências nas atividades dos clubes antes do prazo final, em 31 de março. Desta forma, os líderes dos clubes ficarão sabendo que neste ano haverá um prêmio de Menção Presidencial com Distinção para os clubes que apresentem um bom balanço de atividades em todas as Avenidas de Serviços.
Neste ano, recomendo a todos os clubes que revejam seus procedimentos para avaliar se eles se constituem efetivamente nos melhores ou se são meramente práticas tradicionais. A avaliação anual do clube está certamente no rol das melhores práticas, e é preciso que mais rotarianos participem desta avaliação. As folhas de pontuação da Menção Presidencial são uma boa forma de iniciar o processo. De que outra maneira nós poderíamos saber se nossos clubes estão realmente se tornando maiores, melhores e mais fortes?
* O autor é Ray Klinginsmith, presidente 2010-11 do Rotary International.