No mês de março – dedicado à alfabetização, segundo o calendário do Rotary –, somos incentivados a aumentar a conscientização pública acerca dos problemas causados pelo analfabetismo e a organizar projetos de alfabetização locais e internacionais. A busca de parcerias pode facilitar a superação do analfabetismo e contribuir também para a inclusão digital de adultos.

Jonathan Majiyagbe, quando presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, deixou a seguinte mensagem: “O domínio das letras transforma a vida de uma pessoa. Saber ler e escrever, algo corriqueiro para muitos de nós e a que nem damos tanta importância, pode abrir as portas de um emprego, gerar fonte de renda estável e dar esperança de futuro melhor àqueles que lutam para sair do ciclo da pobreza. Com base nisto, há décadas o Rotary tem promovido a alfabetização e a Fundação Rotária tem fornecido milhões de dólares para financiar projetos nesta área.”

Educação básica e alfabetização fazem parte das seis áreas de enfoque da nossa organização e o Rotary apoia o treinamento e práticas para a melhoria da educação para todas as crianças e a alfabetização de crianças, jovens e adultos.

Grande conquista na Índia
Em 13 de janeiro de 2014, a Índia comemorou três anos sem pólio. O presidente da Comissão Nacional Polio Plus naquele país, Deepak Kapur, afirma que há sempre o risco de reintrodução do vírus. Olhe para todos os países que tiveram surtos recentemente, como Somália e Tadjiquistão. Eram países livres da pólio. Então, temos que manter as campanhas suplementares de vacinação. Nossas imunizações de rotina só chegaram a algo em torno de 61% em nível nacional. E em algumas das áreas de alto risco, o índice é ainda menor.

O período de três anos sem casos da doença na Índia abre caminho para a certificação oficial de toda a região do sudeste da Ásia como livre da pólio pela Organização Mundial da Saúde. O desafio agora é alcançar o mesmo sucesso no Paquistão, país vizinho da Índia e um dos três onde a doença continua endêmica (os outros dois são Afeganistão e Nigéria).

Todos estamos celebrando esta grande conquista!

Vamos continuar esta corrente positiva, conscientizando a todos da necessidade de contribuirmos e divulgarmos em toda a mídia local os grandes avanços em prol de um mundo livre da pólio. Mobilize seu distrito, somando-se a vários outros que têm se dedicado a esta prioridade do Rotary em nível mundial.

Plano estratégico no Oriente Médio
O Rotary e seus parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio estão trabalhando com autoridades locais do setor de saúde para conter surtos da doença no Oriente Médio. O Rotary foi o primeiro a anunciar seu apoio às ações de resposta, outorgando um subsídio de 500 mil dólares à Organização Mundial da Saúde para contribuir com o financiamento do plano estratégico naquela região. Os governos da Áustria, Estônia e Alemanha e o Serviço Humanitário da Comunidade Europeia também somaram forças de imediato à nossa organização nesta iniciativa.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.