Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

Subsídio Global com impacto nacional: do sonho à realidade

jun 2, 2021

O desenvolvimento de projetos de Subsídios Globais é a maneira mais objetiva para criarmos melhorias sustentáveis em comunidades vulneráveis. Como sabemos, o modelo proposto pelo comitê Plano Visão de Futuro e implantado em 2013-16 tornou-se uma prática de sucesso entre clubes e distritos ao redor do mundo – e tem experimentado um crescimento significativo, que demonstra a modernidade de seus princípios conceituais.

Em 2019-20, o Brasil aprovou 31 projetos de Subsídios Distritais e 71 projetos de Subsídios Globais. Com uma média de 30 a 50 mil dólares por projeto, 68% deles contemplaram a área de enfoque dedicada à prevenção e ao tratamento de doenças.

No dia 15 de maio, realizamos de forma virtual o seminário Tendências para Subsídios Globais, voltado a lideranças regionais, distritais e especialistas. A seguir, listamos alguns dos pontos que foram considerados durante a reunião:

  • Desenvolver projetos de Subsídios Globais alinhados ao Plano de Ação do Rotary International.
  • Priorizar a aplicação de metodologias destinadas ao levantamento das necessidades das comunidades.
  • Desenvolver os conceitos de projeto em escala.
  • Para ampliar nosso impacto, utilizar técnicas de mensuração como o Retorno Social sobre Investimento (RSOI).
  • Para expandir nosso alcance, criar novos canais como o desenvolvimento de parcerias sólidas, baseadas na confiança, na relação ganha-ganha e no espírito inovador.
  • Para aumentar o engajamento, gerar mais valor aos nossos associados, com a formação de lideranças especializadas e de redes de recursos nos distritos para apoiar os clubes no desenvolvimento de projetos.
  • Recomendar a elaboração do inventário de projetos de Subsídios Globais já realizados, contendo contatos primários, mensuração do impacto de cada projeto e avaliação da opinião dos beneficiados.
  • Buscar fontes de financiamento alternativas, como grandes empresas, corporações, fundações, agências e filantropos – por intermédio de doações direcionadas.
  • Elaborar um projeto de Subsídio Global com impacto nacional e maior valor financeiro, decorrente do desenvolvimento dos itens anteriores.

A viabilização desse projeto de impacto nacional envolveria o engajamento das lideranças em diversos níveis (nos clubes, distritos e regiões) para encontrarmos o melhor desenho dessa iniciativa, que incluiria o apoio dos nossos melhores recursos especializados, um planejamento financeiro inovador e muito trabalho a ser feito.

Participe do Fórum Os Desafios do Futuro da nossa Fundação Rotária!selo col curador b

Aguardamos seus comentários pelo e-mail diretoria@hso.com.br

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

Share This