Quer fazer uma doação que continuará gerando frutos para sempre? Então doe ao Fundo Permanente da Fundação Rotária, que permite, por sua natureza, que contribuições provindas de diversas pessoas sejam somadas e dedicadas a atender às necessidades das próximas gerações.

A meta inicial do Fundo Permanente, que era chegar a um patrimônio de 200 milhões de dólares, foi alcançada em 2005, seis anos antes do previsto. A nova meta é atingirmos 1 bilhão de dólares até 2025.

A cada ano rotário, 8 milhões de dólares do fundo são disponibilizados para apoiar os programas humanitários da Fundação Rotária.

Centros Rotary de Estudos Internacionais
Doações de qualquer valor são sempre bem-vindas, pois financiam iniciativas extremamente necessárias nas áreas educacional, cultural e humanitária empreendidas com o aval da Fundação Rotária. As maneiras de contribuir são muitas. As chamadas Doações Extraordinárias para os Centros Rotary ajudam a promover a paz e a compreensão mundial por meio da educação. O objetivo é levantar 90 milhões de dólares para financiarmos em caráter permanente os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos.

Áreas de enfoque da Fundação Rotária

Paz e prevenção/resolução de conflitos
Para promover a paz e a resolução e prevenção de conflitos, a Fundação Rotária procura:
– Fortalecer os esforços locais de paz.
– Treinar líderes locais para prevenir e mediar conflitos.
– Apoiar esforços de longo prazo em prol da paz em regiões afetadas por conflitos.
– Ajudar grupos populacionais mais vulneráveis afetados por conflitos, especialmente crianças e jovens.
– Apoiar estudos relacionados à paz e à resolução de conflitos.

Prevenção e tratamento de doenças
Para reduzir as causas e efeitos de diversas doenças, a Fundação Rotária busca:
– Melhorar a capacitação de funcionários locais da área de saúde.
– Combater a disseminação de HIV/Aids, malária e outras doenças.
– Aprimorar a infraestrutura de saúde em comunidades locais.
– Informar e mobilizar estas comunidades para evitar a disseminação de doenças. – Apoiar estudos ligados à prevenção e ao tratamento de doenças.

Recursos hídricos e saneamento
Para assegurar que as pessoas tenham acesso sustentável a água potável e saneamento básico, a Fundação Rotária procura:
– Promover o acesso de todos os membros da comunidade a água potável e saneamento básico.
– Fortalecer a habilidade de as comunidades desenvolverem e manterem sistemas de água e saneamento.
– Informar as comunidades sobre a importância do saneamento básico, do consumo de água limpa e dos hábitos de higiene.
– Apoiar estudos ligados a recursos hídricos e saneamento.

Saúde materno-infantil
Para melhorar a vida das mães e seus filhos, a Fundação Rotária trabalha para:
– Reduzir a taxa de mortalidade infantil de crianças com menos de cinco anos.
– Reduzir a taxa de mortalidade materna.
– Facilitar o acesso a atendimento e tratamento médico essencial para mães e crianças.
– Apoiar estudos ligados à saúde das mães e seus filhos.

Educação básica e alfabetização
Para promover a educação e a alfabetização, a Fundação Rotária busca:
– Assegurar que as crianças tenham acesso a educação básica de qualidade.
– Reduzir a disparidade entre os sexos no acesso à educação.
– Aumentar as taxas de alfabetização entre os adultos.
– Fortalecer a capacidade das comunidades de fornecer educação básica e alfabetização.
– Apoiar estudos relacionados a educação básica e alfabetização.

Desenvolvimento econômico e comunitário
Para capacitar as pessoas e comunidades a atingir uma situação econômica melhor e duradoura em suas vidas, a Fundação Rotária investe em:
– Treinar e apoiar empresários e líderes comunitários locais, especialmente as mulheres, em comunidades carentes.
– Desenvolver oportunidades de trabalho digno e produtivo, especialmente para os jovens.
– Aprimorar a capacidade das organizações locais e das redes comunitárias de dar suporte ao desenvolvimento econômico.
– Apoiar estudos relacionados a desenvolvimento econômico e comunitário.

Veja seu clube por aqui
Para que possamos publicar os projetos humanitários de seu clube nesta coluna, envie um resumo da iniciativa com fotos em alta resolução para os e-mails altimar@litoral.com.br ou rhvasconcelos@secrel.com.br

* Os autores são Altimar Augusto Fernandes e Henrique Vasconcelos, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.