Somos fonte de esperança para o mundo

dez 1, 2023

Encerra-se mais um ano e desejo boas festas a todos. Faço o meu agradecimento e reconhecimento a todos os que integram a nossa Família do Rotary.

Este ano colocamos em movimento uma campanha que foi mais do que especial: #JUNTOSCONTRAAPOLIO – com uma só linguagem, de norte a sul, de leste a oeste do Brasil. E disponibilizamos todo o material da campanha aos rotarianos, clubes e distritos. Mas nem de longe pensei que teríamos tanto sucesso em nossa estratégia. Mais uma vez muito obrigado a todos que conseguiram espaço para outdoors, busdoors, cartazes em espaços públicos, mensagens em revistas, jornais e emissoras de televisão por todo o país. Além disso, divulgamos a campanha em dez jogos da primeira divisão no Brasileirão Assaí Série A. Houve ainda divulgação em desfile na Oktoberfest, e a criançada foi contemplada com atividades recreativas e adesivos com a mensagem “Eu fui vacinado”. Espetacular.

E sabe qual a melhor notícia? Em outubro do próximo ano teremos mais. E, desta vez, também para a zona 23B. Seremos uma só voz em pelo menos oito países da América do Sul. Vai ser bom demais.

Gostaria também de, mais uma vez, destacar que o Brasil foi campeão de registros de eventos em prol da erradicação global da pólio. O número de ações cadastradas foi quase o dobro do segundo colocado. Isso é imagem pública para a nossa organização, ao mesmo tempo que estamos motivando os pais a vacinarem suas crianças. Aqui também quero assinalar que o Peru está no top 5 desse ranking – outro país que integra as nossas zonas 23 e 24. Além disso, o México obteve o segundo lugar em registros, mostrando que o Rotary na América Latina está forte e no caminho certo. Parabéns a todos.

Mas vamos falar um pouco sobre prevenção e tratamento de doenças, que é o tema de dezembro no calendário do Rotary. Essa área de enfoque é bastante valorizada em todo o mundo pelos clubes e distritos. Cuidar de gente é o nosso maior foco, e cuidar da saúde é simplesmente primordial para isso. Em todos os rincões, o Rotary está trabalhando para evitar doenças e promover a saúde nas comunidades.

Somos fonte de esperança para o mundo e desenvolvemos vários projetos ao redor do planeta, entre os quais, instalação de gabinetes dentários, doação de equipamentos hospitalares, trabalho voluntário de profissionais na área da saúde, bem como melhoria da qualidade da água e do saneamento – medida esta, aliás, que soluciona a fonte de muitos dos maiores problemas de saúde no mundo.

Como rotarianos, temos que cuidar da saúde dos menos privilegiados. Em cada ponto do planeta, temos clubes que podem fazer a diferença e transformar vidas. Somos necessários e importantes nas comunidades das quais fazemos parte não só desenvolvendo projetos, mas usando de nossa liderança e poder de argumentação com os governos locais. Somos motivadores de ações locais, somos rotarianos, somos pessoas em ação.

* O autor é Henrique Vasconcelos, diretor 2023-25 do Rotary International.