Um dos aspectos mais positivos da nossa atuação no Rotary é o da continuidade administrativa. Em todos os níveis de gestão são procedidas as substituições de comando de forma natural e planejada, dando oportunidade a que todos se preparem para as novas funções.

No caso da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), a situação só é a mesma quanto à naturalidade e à elegância na substituição, uma vez que, pela sua natureza, precisou passar por um bem elaborado processo de consolidação, de quase oito anos, desde a sua inspirada concepção até os dias atuais.

A ABTRF inicia assim um novo ciclo na sua recente e vitoriosa existência. Convencendo pessoas, vencendo dificuldades,lutando, o dileto diretor José Alfredo Pretoni conseguiu oficializá-la em 9 de março de 2004. Seguro na sua visão antecipadora, deixa um extraordinário legado para o rotarismo brasileiro, representado por expressivo
patrimônio, mas, sobretudo, pela clarividência e uma quase obstinação demonstradas. Certa vez li um pensamento crivado nas seguintes palavras: “Uma pessoa com fé vale mais que 99 que apenas têm interesse”.

Justo ser ressaltado que dezenas e dezenas de rotarianos exemplares se juntaram à causa, dela se apropriando como um verdadeiro bem coletivo. Assim foi e tem sido a adesão de companheiros como: Hipólito Sérgio Ferreira, Alceu Vezozzo (o primeiro empresário rotariano a fazer uma grande doação), Gerson Gonçalves, Luiz Coelho, José Antônio Figueiredo Antiório, Mário Amato, Flávio Farah, José Luiz Fonseca e de quantos na beleza do anonimato têm feito de suas vidas verdadeiros hinos de simplicidade no amor ao próximo. Certa vez dei a um grupo de rotarianos novos o seguinte conselho: “Por fora, apresentem-se com humildade, embora transparecendo uma sensação de orgulho e compromisso; por dentro, sejam também humildes, mas nutrindo inabalável convicção na força da honra e na alegria de fazer o bem”.

As diretorias passadas acumularam prazerosas experiências, além de terem recebido doações que ultrapassaram 1,8 milhão de dólares. Desse montante já destinaram 590 mil dólares para 28 projetos que beneficiam diversos municípios brasileiros.

Quem quer que esteja no Rotary, como filho desta nossa pátria tão bela e de tantos desafios, não pode deixar de ser um entusiasta convicto. Temos que continuar buscando as empresas doadoras e as mais diversas formas de arrecadação para a consecução de novos projetos em benefício de tantas comunidades que clamam pela nossa ajuda. Há muita gente especial neste nosso mundo à espera de ser lembrada e assim poder abraçar inúmeras nobres e novas causas.

* Por que a Fundação Bill & Melinda Gates doou 355 milhões de dólares à Fundação Rotária para a erradicação da pólio?

* Por que o Rotary International já recebeu o reconhecimento (honrosos certificados) de mais de 50 países pela sua obra humanitária e, em especial, pelo compromisso de erradicar a pólio?

* Por que, anualmente, a ONU abre as portas da sua sede, em Nova York, para o Rotary realizar um dia de elevadas discussões com a participação de rotarianos e convidados especiais? Em 7 de novembro de 2009, quando o foco principal das discussões foi a juventude, os participantes passaram de 1.600, com expressivo número de rotaractianos prestigiados pela digna presença do diretor Antonio Hallage.

O nível a que chegou a credibilidade do Rotary, ao longo da sua gloriosa história, encoraja-nos a que possamos pedir cada vez mais, principalmente porque pedimos para dar. E temos que continuar fiéis a esse tipo de comportamento.

Agora, sob a liderança de um novo presidente, o brilhante e recente diretor 2007-09 do RI, Themístocles Pinho, a ABTRF segue o seu curso luminoso na certeza de novas e abençoadas conquistas. A diretoria se completa com a presença do diretor eleito do RI, José Antiório, cuja estima e consideração por parte do rotarismo brasileiro dispensam qualquer adjetivação, e do diretor 1993-95, Gerson Gonçalves, sinônimo de equilíbrio, experiência e elegância a serviço do ideário do Rotary.

Em acreditada palavra, quando da sua visita ao Rio de Janeiro, em 1963, o presidente Carl Miller assim se referiu ao rotarismo brasileiro: “Vocês têm uma visão para ver, uma fé para crer e uma coragem para fazer!”.

Que continuemos credores desse merecimento, trabalhando arduamente em prol do sucesso da nossa ABTRF.

*O autor é Mário de Oliveira Antonino, diretor 1985-87 do Rotary International e associado fundador do Rotary Club do Recife-Largo da Paz, PE (D. 4500).