Se você pode sonhar, você pode realizar

set 1, 2021

Malala Yousafzai é uma jovem ativista paquistanesa que defende a educação de meninas e mulheres. Quando adolescente, Malala se pronunciou corajosamente pelo direito de as meninas estudarem. Extremistas de seu país discordaram, e ela foi baleada por um integrante do Talibã a caminho de casa, quando voltava da escola.

Mas o ataque não a dissuadiu; ele aumentou sua determinação. Assim que se recuperou, ela retomou sua missão de ativismo educacional. Hoje o Fundo Malala apoia a educação por meio de projetos em todo o mundo.

Malala não é apenas uma inspiração para os rotarianos, mas também compartilha algumas semelhanças conosco: o desejo de fazer o que é certo, a paixão pela alfabetização e o poder de transformar sonhos em realidade.

Um dos lemas da minha vida é: se você pode sonhar, você pode realizar. Isso se aplica a tudo o que os rotarianos fazem, particularmente em relação à Fundação Rotária. Nós, literalmente, fazemos os nossos sonhos acontecerem.

Como Malala, sabemos que a alfabetização é, para muitos, o primeiro passo para saírem da pobreza. Para colocar nossa visão em ação, primeiramente compreendemos uma comunidade e os problemas específicos que os seus moradores enfrentam para, em seguida, formarmos uma parceria com eles. A seguir, unimos forças com outras partes – trocando ideias com clubes de outros distritos e trabalhando com outras pessoas e organizações.

Nossa solução, na forma de um Subsídio Distrital ou Global, será adaptada para essa comunidade. E, se for um projeto financiado por subsídio do Rotary, você pode apostar que o mesmo será bem planejado, estratégico e, acima de tudo, sustentável. Queremos que a dádiva da alfabetização não seja uma única doação de livros, mas um plano para transformar a comunidade com o passar do tempo.

Ao longo dos anos, vi inúmeras iniciativas de alfabetização no Rotary – desde programas nacionais a projetos locais. Quando a pandemia da Covid-19 começou, no ano passado, muitos clubes se mobilizaram para ajudar as comunidades a se adaptarem ao ensino online, inclusive com o fornecimento de notebooks. As soluções do Rotary são infinitas e nossos voluntários, incansáveis. E, se conheço bem os rotarianos, sei que mais soluções estão sendo criadas enquanto escrevo estas palavras.

A paixão do Rotary por projetos de alfabetização e educação é bem conhecida, assim como o nosso compromisso em fazê-los acontecer. Vocês, por meio do Rotary, contribuem muito para as pessoas darem o primeiro passo para saírem do ciclo de analfabetismo e pobreza e entrarem em uma realidade muito melhor. Lembrem-se: se vocês podem sonhar, vocês podem realizar – assim como a Malala.

* O autor é John F. Germ, chair 2021-22 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.