Saúde mental e o seu clube

out 2, 2023

Mens pres out23

Estimados associados e associadas,

A Organização Mundial da Saúde designa a data de 10 de outubro como Dia Mundial da Saúde Mental, e com o Rotary dando foco especial à saúde mental este ano, gostaria de responder à pergunta que me é feita com frequência durante minhas viagens: como meu clube pode participar?

Há exemplos maravilhosos de associados que entraram em ação. Nas Filipinas, o Rotary Club de Tiaong-Hiyas realizou um desafio de 12 semanas voltado a mães para promover exames básicos de saúde e um estilo de vida mais saudável.

No final, elas acabaram criando um vínculo especial e decidiram formar um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) chamado Ilaw ng Tahanan com o objetivo de envolver mais mães no apoio à saúde e ao bem-estar. Posteriormente, espera-se que elas também deem suporte a serviços para jovens, como prevenção da gravidez precoce e combate ao uso de substâncias prejudiciais à saúde. Quase um ano depois, o NRDC está se preparando para abrir seu próprio centro de saúde, onde as mães poderão obter apoio.

Outro belo exemplo está no Colorado, nos Estados Unidos. No outono de 2021, um pequeno grupo do Rotary Club de Highlands Ranch formou o Rotary Club de Colorado Endowed Fellowship for Pediatric Mental Health, que auxilia o Hospital Infantil do Colorado a recrutar e treinar profissionais da área de psiquiatria pediátrica e permite à rede hospitalar realizar consultas adicionais. Isso diminui a escassez de profissionais de saúde e expande a prestação de cuidados mentais para as crianças.

Desde então, o projeto trouxe novos apoiadores e agora é totalmente financiado por um subfundo de US$ 500 mil do Fundo de Dotação. O retorno de investimento dessa doação é suficiente para cobrir uma bolsa de estudos para psicólogos ou psiquiatras no Hospital Infantil, sendo que, a partir de 2024, um bolsista será selecionado a cada um ou dois anos. Com o passar do tempo, um grupo de profissionais estará habilitado a tratar crianças no Colorado e em estados vizinhos.

Há uma série de projetos de saúde mental inspiradores no Rotary Showcase, e convido você a compartilhar suas experiências por meio desse canal assim que iniciar seus próprios projetos. Desde já, sinta-se à vontade para entrar em contato pelo e-mail mindhealth@rotary.org enviando suas opiniões e ideias sobre saúde mental.

No dia 10 de outubro, realizarei uma live no Facebook para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, e falaremos como os associados do Rotary podem iniciar essa jornada. Antes de terminar, quero mencionar uma maneira pela qual todos os associados podem fazer a diferença.

Neste exato instante, há alguém que você conhece no Rotary – seja em seu clube, seja em um Grupo de Companheirismo ou Grupo Rotary em Ação – que se beneficiaria do tempo e atenção que você tem para ofertar. O Rotary é uma rede global de amigos, e isso significa que precisamos procurar estar disponíveis para ajudar uns aos outros.

Como associados do Rotary, descobrimos diariamente as conexões que nos unem. O Rotary sempre foi assim, e podemos ir longe por meio da ajuda mútua para que cada um de nós encontre a paz.

Precisamos aprender a perguntar não apenas “Como você está?”, mas “Como você está de verdade?”. Agindo assim, o Rotary continuará criando esperança no mundo.

* O autor é R. Gordon R. McInally, presidente 2023-24 do Rotary International.

** Foto: Kevin Serna.