set 1, 2020

O primeiro hospital de Belo Horizonte foi construído em 1899, dois anos após a fundação da capital mineira, e atende a população carente há mais de um século. É um enorme complexo hospitalar que serve a todo Estado e, com a evolução da medicina, é cada vez maior a demanda por equipamentos. Há dois anos, representantes desse hospital procuraram o Rotary e contaram que cerca de dez crianças morriam por mês devido à falta de respiradores para a UTI cardíaca infantil.

O Rotary aceitou o desafio e foi montada uma operação na qual se solidarizaram vários clubes, unindo continentes. A Fundação Rotária foi a ponte, conforme sintetizado abaixo:

• Rotary Club de Belo Horizonte-Novas Gerações: 5.250 dólares (em cash);
  • Rotary Club de Contagem-Cidade Industrial: 5.000 dólares (em cash);
  • Rotary Club de Minneapolis (Estados Unidos): 1.500 dólares (em cash);
  • distrito 4760 (Brasil): 6.000 dólares (Fundo distrital de Utilização Controlada);
  • Rotary Club de Arlington e distrito 5790 (Estados Unidos): 5.000 dólares (Fundo distrital de Utilização Controlada + cash);
  • Rotary Club de Kurri Kurri e distrito 9670 (Austrália): 1.500 dólares (Fundo distrital de Utilização Controlada + cash);
  • Fundação Rotária: 16 mil dólares (em cash).

A nossa Fundação tem um papel importante também dentro do todo da organização, porque nos congrega, nos une, nos faz sentir orgulhosos, sendo que os resultados são contabilizados no desenvolvimento do quadro associativo e na imagem pública do Rotary. Concretamente, o olhar da Fundação vai mais longe, é tudo que melhora o mundo e aquilo que o valoriza: saúde, educação, saneamento, desenvolvimento comunitário e, agora, também o meio ambiente mais a elevação do Rotaract na oportunidade de projetos.

O mundo sonhado passa por muito esforço de semeadura para o futuro e as contribuições financeiras são uma das sementes que temos de cultivar para que a campanha End Polio Now se realize. Contribuições são investimentos que trazem impacto duradouro no servir.

Temos o compromisso com as crianças do mundo, e também lembramos que cada cidade é uma bolha que nos atrai profissional e socialmente, mas que parede-meia existem outras tantas pessoas com enormes carências ao alcance do nosso coração.

Centenas de projetos de Subsídios Globais são realizados todos os anos neste continente – e somente se concretizam porque alguém responde ao chamamento. O exemplo acima foi escolhido para informar que mais de cem crianças serão salvas a cada ano: uma vida não tem preço. A Fundação Rotária não patrocina funerárias, ela se sensibiliza com a dor da perda sofrida por uma mãe e olha para cada criança que se salva como o futuro da humanidade.

É muito bom estar deste lado da bolha, melhor é poder passar para o outro lado, servir e, principalmente, agradecer aos companheiros de todas as partes do globo que nos ajudam a carregar a bandeira da Fundação Rotária, esta que salva e faz o bem no mundo.

* O autor é Hipólito Ferreira, curador 2019-23 da Fundação Rotária.

hipolito@paineira.eng.br