Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Saiba mais sobre o marco de um ano sem pólio na África

ago 18, 2015

11822990_816945081758626_8470890260010313854_o

A África alcançou um marco significativo nos esforços para erradicar a poliomielite do continente: um ano sem reportar nenhum caso de pólio.

A Somália foi o último país a registrar um novo caso da doença, o qual ocorreu em 11 de agosto de 2014. Apesar deste marco importante para a saúde pública na África, o trabalho do Rotary ainda não terminou. Para eliminar a pólio para sempre, todos os países – endêmicos e não endêmicos – devem reforçar suas vacinações de rotina, fortalecer a vigilância contra a doença e empenhar-se mais para vacinar as crianças que não estão sendo alcançadas pelos vacinadores.

“Não podemos diminuir nossos esforços agora. Precisamos continuar imunizando as crianças até o último país ser certificado como livre da pólio e mesmo depois disto”, diz Dr. Tunji Funsho, presidente da Comissão Polio Plus da Nigéria. “Enquanto o vírus existir em um único lugar que seja, ele poderá se alastrar novamente com uma simples viagem de avião.”

Os rotarianos desempenham um papel-chave na erradicação da paralisia infantil. Eles lideraram esforços para levantar fundos, defender a causa junto a governos, aumentar a conscientização pública e mobilizar voluntários no campo.

“O trabalho do Rotary e da Iniciativa Global para Erradicação da Pólio mostrou que os obstáculos na África – pobreza, conflitos e doenças – não são invencíveis”, diz John Hewko, secretário-geral do RI. “Alcançamos um grande desenvolvimento humano, apesar de muitas pessoas acharem que não conseguiríamos erradicar a doença na África.”

A melhor maneira de garantir que o marco hoje alcançado na África seja perpetuado e nenhum novo caso de pólio volte a ocorrer é mantendo o forte apoio à erradicação da pólio nestes últimos anos da campanha, diz Michael McGovern, presidente da Comissão Internacional Polio Plus.

Até 2018, a Fundação Bill e Melinda Gates irá equiparar em 2 para 1 cada dólar que o Rotary designar aos esforços de erradicação da poliomielite, até no máximo 35 milhões de dólares por ano.

* Rotary News (Arnold R. Grahl)

Tags: Rotary, Rotary International, África, Nigéria, vídeo, um ano sem pólio

ARTIGOS

Share This