Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Saiba como um projeto simples na Índia se tornou um Subsídio Global

dez 11, 2014

India

Há dois anos, rotarianos de Maine, EUA, decidiram entrar em ação para melhorar o sistema educacional em Bikaner, uma cidade da Índia que fica próxima à fronteira com o Paquistão.

O Rotary Club de Kennebunk Portside escolheu a cidade de Bikaner porque um de seus associados, Rohit Mehta, era da área e conhecia pessoas lá. Assim, ele colocou o clube em contato com rotarianos na Índia para fornecer carteiras escolares a quatro escolas estaduais.

Quando os líderes da comunidade indiana voltaram a contatar o clube pedindo mais carteiras, os rotarianos de Maine decidiram ampliar o projeto. O novo modelo de subsídios da Fundação Rotária havia sido lançado e, para se qualificar a um Subsídio Global, o clube tinha que fazer mais do que simplesmente comprar mobília escolar. Assim, os dirigentes do clube resolveram solicitar um Subsídio Global para aumentar seu impacto e, em vez de apenas fornecer as carteiras, a atividade passou a incluir uma campanha de recrutamento de novos estudantes e treinamento para professores.

“Com os novos critérios para outorga de subsídios, começamos a pensar em como aumentar o escopo do nosso projeto”, diz Peter Johnson, presidente da Comissão da Fundação Rotária do Distrito 7780. “Eles precisavam de carteiras para as escolas, mas queríamos saber o que iria acontecer depois da conclusão do projeto.”

Trabalhando com uma equipe de administradores escolares, líderes comunitários e rotarianos de Bikaner, os Rotary Clubs descobriram que além de as crianças nunca terem se sentado em uma sala de aula, a qualidade de ensino era muito baixo. Então a equipe decidiu implementar um programa acadêmico de três dias por semana para as crianças e dois de treinamento para os professores.

“Os professores das escolas estaduais são qualificados, mas eles ensinam apenas o que consta do currículo escolar, o que não inclui muita coisa necessária para os alunos se desenvolverem”, explica Man Mohan Kalyani, do Rotary Club de Bikaner.

O Subsídio Global vai fornecer carteiras para 1.685 estudantes e treinamento para 240 professores. O novo currículo inclui as matérias básicas e visa melhorar a autoconfiança, comunicação e técnicas de liderança dos estudantes. A expectativa é que este programa tenha resultados ainda melhores do que o projeto de envio de carteiras escolares, o qual ajudou os alunos das escolas beneficias a terem uma melhora de 23% em suas médias.

Cornelia Stockman, do Rotary Club de Maine, viajou a Bikaner durante o processo de planejamento do subsídio e disse que ficou impressionada com o nível de compromisso e profissionalismo da equipe do projeto.

Ela conta que os estudantes que frequentam as escolas estaduais se sentam no chão em uma área aberta, rodeada por muros e portões. O ensino não é obrigatório depois da sexta série, mas os especialistas locais argumentam que a probabilidade dos estudantes ficarem na escola será maior se eles tiverem cadeiras e carteiras.

* Rotary News (Arnold R. Grahl)

** Foto cedida por Cornelia Stockman, Rotary Club de Kennebunk Portside, EUA

Tags: Rotary, Rotary International, Índia, educação, Subsídio Global

ARTIGOS

Share This