Rumo a uma visão maior

jun 28, 2024

Mens pres julho24O Rotary atinge o seu apogeu quando promovemos um senso de inclusão e pertencimento em nossos clubes. Na verdade, eu diria que pertencimento é A Magia do Rotary em sua essência.

Com foco na inclusão e no pertencimento, fica mais fácil nos unirmos em torno de um propósito em comum. Somos mais eficientes quando estamos comprometidos uns com os outros e focados em nossos objetivos.

Para tanto, o Plano de Ação pode nos ajudar. Com ele, você consegue coletar feedback, avaliar os pontos fortes e fracos do seu clube e enfrentar os desafios.

O mundo está mudando, e nossos clubes não podem se dar ao luxo de ficar parados. Mas as mudanças que fazemos precisam ser consistentes e estratégicas – ligadas entre si e gerando continuidade rumo a uma visão maior. O Plano de Ação ajuda a criar mudanças efetivas dentro do seu clube e a materializar essa visão. Seguir o Plano de Ação e abordar as sugestões dos representantes da comunidade contribuirá bastante para promover o senso de pertencimento que desejamos que todos os associados sintam nos seus clubes.

É por isso que expandir o nosso comprometimento com a diversidade, equidade e inclusão é tão importante. O compromisso com o bem-estar uns dos outros é o primeiro passo para expandir o nosso alcance, permitindo-nos divulgar a paz positiva nestes tempos conturbados.

A construção da paz é uma das nossas principais prioridades, e uma das maneiras mais eficazes de construí-la é com as nossas Bolsas Rotary pela Paz, por meio das quais os profissionais da área aprendem a prevenir e neutralizar conflitos.

Oferecemos bolsas de estudo nos Centros Rotary pela Paz sediados em universidades renomadas ao redor do mundo onde mais de 1.800 bolsistas já se formaram. E graças a uma doação de US$ 15,5 milhões da Fundação Otto e Fran Walter, vamos agora formar construtores da paz em mais regiões com o novo Centro Rotary na Universidade Bahçeşehir, em Istambul, na Turquia.

A abertura de mais um destes centros é uma conquista monumental, e é uma grande honra convidá-los para comemorar conosco na Conferência Presidencial da Paz que realizaremos no próximo ano no Centro de Istambul. O evento de três dias, de 20 a 22 de fevereiro, destacará as muitas maneiras pelas quais a nossa Família do Rotary constrói a paz. As inscrições para a conferência já estão abertas, e gostaria de contar com a sua presença.

A Conferência Presidencial da Paz de 2025 abre um grande potencial para o nosso trabalho pró-paz – mas só se tivermos o seu apoio.

A verdade é que não aumentaremos o número de associados, não acabaremos com a pólio, nem levaremos paz ao mundo usando uma varinha de condão e dizendo algumas palavras mágicas. Tudo depende de nós. Você faz a magia acontecer a cada projeto concluído, a cada doação e a cada novo associado que traz para o Rotary.

Eu amo a minha Família do Rotary e sei que você também a ama. E por isso sei que juntos podemos tornar todos os clubes e distritos simplesmente irresistíveis. Este ano vamos mudar o mundo com A Magia do Rotary.

Saiba mais sobre o Plano de Ação do Rotary em rotary.org/actionplan

E registre-se para a Conferência Presidencial da Paz de 2025 em rotary.org/istanbul25

* A autora é Stephanie A. Urchick, presidente 2024-25 do Rotary International.

** Foto: Lucy Hewett.