NOTÍCIAS
Rotary presta assistência humanitária às áreas atingidas pelo tufão Haiyan
Maita Manglapus, do Rotary Club de Mactan, nas Filipinas, ajuda os militares na distribuição de alimentos e água aos sobreviventes do tufão.
Por mais de três horas o tufão Haiyan sacudiu o teto, paredes e janelas da casa de Edgar Chiongbian. Os ventos fortes, mais os destroços carregados por eles, ameaçavam derrubar a casa de uma hora para outra.
Quando a intempérie passou, Edgar e sua família saíram do refúgio para calcular os estragos. “A nossa foi uma das famílias que tiveram sorte”, disse Edgar, que é governador do distrito filipino 3860. “Os danos foram mínimos.”
Infelizmente, nem todos tiveram a mesma sorte nas várias comunidades assoladas pelo tufão, um dos mais violentos da história. O resultado foram cidades costeiras inteiramente destruídas, mais de 5.200 pessoas mortas e 4,4 milhões desabrigadas. Financeiramente, o prejuízo é imenso.
Contudo, logo depois da tempestade, os Rotary Clubs do mundo todo começaram a enviar ajuda humanitária ao país. Rotarianos do território do distrito de Edgar, que foi duramente castigado, coordenaram atividades com outros distritos e clubes filipinos para a entrega de artigos de primeira necessidade, como alimentos, água, remédios e roupas.
O distrito abriu um fundo de assistência em casos de catástrofe para destinar o dinheiro onde ele é mais necessário. Edgar diz que o enfoque é primeiro oferecer ajuda emergencial, e só depois trabalhar na reconstrução. “Vai levar no mínimo um ano auxiliando as vítimas para que voltem a ter vidas normais. A fase de reconstrução só poderá acontecer depois disto, e pode levar mais tempo ainda.”
Edgar disse que o tufão destruiu casas e locais de reuniões de rotarianos. “Apesar das grandes perdas nós, aqui das Filipinas, estamos trabalhando bastante e sentimos uma gratidão muito grande por receber este suporte de rotarianos do mundo inteiro.”
O que está sendo feito pelas Filipinas:
– O Rotary Club de Woodstock-Oxford, Canadá, levantou mais de 20 mil dólares, quantia que será equiparada pelo governo canadense.
– O Rotary Club de Northwest Austin, EUA; o Rotary Club de San Pedro South, Filipinas; e a organização WakaWaka Light estão enviando milhares de lâmpadas movidas à energia solar para as áreas afetadas.
– WorldWaterWorks, uma iniciativa do Rotary Club de Chelwood Bridge, Inglaterra, entregou mais de 500 caixas com água potável nas áreas atingidas.
– Cinco distritos dinamarqueses arrecadaram mais de 60 mil dólares. Os respectivos clubes planejam arrecadar mais dinheiro para os projetos de longo prazo.
– O Grupo de Companheirismo de Iatismo doou 30 mil dólares aos distritos afetados, e várias embarcações dos membros deste Grupo estão ajudando na distribuição de kits de emergência.
– Com a distribuição de 600 barracas e utensílios, a ShelterBox está ajudando mais de 4.000 famílias.
* Rotary News (Ryan Hyland)
Tags: Rotary, Rotary International, ajuda humanitária, tufão Haiyan, Filipinas