Rotary monitora o impacto do coronavírus

mar 17, 2020

O Rotary monitora de perto a pandemia de covid-19, causado pelo novo coronavírus, e avalia continuamente seu possível impacto em eventos oficiais. A saúde e a segurança dos associados são as prioridades para a instituição.

O link para acompanhar as informações oficiais do Rotary sobre o assunto é: http://on.rotary.org/covid-19.

Leia abaixo a íntegra do comunicado do presidente Mark Maloney:

“Prezados rotarianos, rotaractianos e amigos,

O covid-19 (coronavírus) tem afetado todos os aspectos da nossa vida em tempo real, o que coloca os rotarianos e rotaractianos em uma situação não familiar.

Como #PessoasEmAção, estamos constantemente engajados em diferentes atividades – circulando livremente, encontrando-nos publicamente e estendendo mãos solidárias. Por isso, este é um período muito difícil para aqueles que, como nós, estão sempre aprendendo, crescendo e servindo juntos.

Nós somos líderes em nossas comunidades, e essas circunstâncias requerem liderança. Em muitos aspectos, este também pode ser um momento de fazermos a diferença. Temos a capacidade comprovada de colaborar e oferecer ajuda imediata aos que mais precisam. Estas são exatamente as habilidades necessárias em todo o mundo hoje. O esforço global contra o covid-19 depende das ações tomadas em cada nação. O Rotary tem a habilidade única de ajudar a melhorar essas atividades em cada comunidade e país.

Usando os recursos tecnológicos que temos à nossa disposição, nós podemos continuar colaborando com Rotary Clubs, rotaractianos e interactianos em grandes projetos. Há inúmeros exemplos, compartilhados com líderes de diversas áreas, de Rotary Clubs que estão ajudando autoridades de saúde a disseminar melhores práticas, ou fornecendo apoio e equipamentos necessários.

Como presidente e presidente eleito do Rotary, temos pensado seriamente nestas questões em relação aos próximos eventos rotários. Como devem saber, tomamos a difícil decisão de cancelar duas Conferências Presidenciais – uma em Paris e outra em Roma – que homenageariam nosso relacionamento com as Nações Unidas. Em curto prazo, recomendamos que os distritos e clubes rotários cancelem ou adiem reuniões ou eventos, de acordo com as orientações das autoridades de saúde nacionais e locais.

Sabemos que, neste momento, clubes e distritos estão entrando em ação em suas comunidades e fazendo melhor uso da tecnologia. Por exemplo, um Rotary E-club da Itália realizou uma sessão on-line ao vivo sobre o covid-19; um clube de Taiwan trabalhou com empresas e uma associação farmacêutica para doar 1.600 frascos de álcool em gel à cidade de Ji-Long; e Rotary Clubs no Sri Lanka ajudaram a atualizar o software e hardware do Departamento de Promoção da Saúde para contribuir à divulgação da sua mensagem social.

Ainda não sabemos que caminho o vírus irá seguir. No entanto, podemos ajudar a desacelerar a disseminação, reduzindo o número de casos em curto prazo e permitindo que nossos sistemas de saúde consigam lidar com o problema. Se esse esforço global e coletivo ajudar a controlar a situação, esperamos reafirmar nossos valores na Convenção de 2020, em Honolulu. O nosso tempo juntos terá mais significado e propósito do que nunca.

Estamos analisando atenta e continuamente nossos planos para o evento, programado para junho, a fim de garantir a segurança de todos os participantes. Estamos seguindo as orientações das fontes mais confiáveis do mundo, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças. Queremos que possam tomar decisões sobre o que é melhor para vocês e suas famílias em termos da participação na Convenção deste ano.

Enquanto isso, podemos aproveitar a oportunidade para demonstrar que O Rotary Conecta o Mundo de maneiras inovadoras. Devemos seguir os conselhos da OMS e das autoridades de saúde locais, o que engloba o cancelamento de eventos e reuniões de clubes, em curto prazo, para reduzir interações desnecessárias que possam causar transmissões. Podemos dar maior ênfase ao trabalho que fazemos em nossas comunidades, ajudando nossos vizinhos menos afortunados a lidar com os efeitos do isolamento e do medo, ou apoiando autoridades de saúde.

Estamos lidando com essa situação em tempo real. Acessem http://on.rotary.org/covid-19, para se manterem atualizados.

Este é um desafio sem precedentes para quase todos nós. Mas também é uma oportunidade para nossos associados encontrarem maneiras novas e significativas de levar indivíduos e comunidades a se conectarem e fazerem o bem no mundo.

Nunca tivemos tanto orgulho de pertencer a uma organização que faz tanto para proteger e fortalecer nossas comunidades, local e globalmente.

Cordiais cumprimentos,

Mark Daniel Maloney