Rotary e ShelterBox juntos no apoio a refugiados sírios

out 5, 2015

Syrian_Refugee

Mais de 6.000 pessoas têm deixado a Síria diariamente, país assolado pela guerra desde 2011. Até setembro, o número de refugiados chegava aos 4,1 milhões, e o número de deslocados internos, 7,6 milhões.

“O apuro dos refugiados sírios impõe um teste decisivo à compaixão mundial”, disse o secretário-geral do Rotary, John Hewko. “Rotarianos do mundo inteiro estão alarmados com a crise dos refugiados da Síria e de outras partes do mundo.” A crise atual foi descrita pelas Nações Unidas como a pior em muitas décadas.

“Estamos acompanhando a situação de perto”, continuou Hewko. “Os rotarianos querem aliviar o sofrimento vivido por essas pessoas. Eles farão como seus antecessores têm feito há mais de 100 anos, usando a sua perspicácia, habilidade profissional e conexões na mobilização de comunidades, fornecendo os recursos necessários para tratar mais esta crise humanitária.”

Você pode participar doando para a nossa parceira ShelterBox, organização que há quatro anos está aliviando o sofrimento dos sírios e tem trabalhado com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados na distribuição de materiais de emergência. A ShelterBox também está trabalhando com comunidades da Grécia e partes da Turquia no fornecimento de moradia provisória e mantimentos para os migrantes que atravessam estes países em sua jornada para outras nações europeias.

Rachel Harvey, que faz parte da equipe de assistência imediata da ShelterBox e voltou recentemente da Grécia, falou que os refugiados sírios passam por sérios perigos em sua travessia rumo ao litoral grego. “Cerca de 2.000 pessoas chegam diariamente à ilha grega de Lesbos, que fica somente a uma hora e meia da costa turca. Os botes que eles usam operam em sua capacidade máxima e os acidentes são comuns. A tragédia maior acontece quando o bote vira, já que a maioria dos passageiros não sabe nadar.”

Hewko conclui: “somos muito gratos pelo apoio de todos os rotarianos para que estas pessoas encontrem abrigo e, com o passar do tempo, reconstruam suas vidas. Queremos o bem de todos os refugiados”.

– Conheça a ShelterBox

* Rotary News