Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Rotary e Agência Norte-Americana de Desenvolvimento Internacional juntos pela melhoria do saneamento em Gana

mai 15, 2015

059_011_EV1G4181

Segundo um relatório de 2012 do Unicef e da Organização Mundial de Saúde, Gana tem feito grande progresso com relação ao fornecimento de água potável a seus habitantes. Porém, o acesso a melhores condições sanitárias estava deixando a desejar.

Apenas cerca de 14% dos ganenses têm acesso a instalações sanitárias apropriadas, em comparação com a meta de 54% adotada pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas para 2015. Resolver este problema não é uma tarefa simples, pois as latrinas têm que ser esvaziadas, os banheiros precisam de manutenção e a promoção da higiene requer educação.

A Colaboração Internacional H2O, uma parceria entre o Rotary e a Agência Norte-Americana de Desenvolvimento Internacional (USAID), está trabalhando para ajudar a resolver este problema. Entre 2009 e 2013, foram investidos 2 milhões de dólares em iniciativas de recursos hídricos, saneamento e higiene no país, e a mesma quantidade de fundos foi investida na República Dominicana e Filipinas.

Em Gana, o esforço resultou em 57 perfurações, 20 poços d’ água, latrinas para 41 escolas, três banheiros públicos e três sistemas de abastecimento e distribuição de água mecanizados para as comunidades rurais.

Em cada comunidade, os rotarianos e a USAID, junto com a Agência Comunitária de Água e Saneamento de Gana, criaram comissões locais para supervisionar o andamento do projeto. Eles também têm trabalhado com o Ministério da Educação do país e suas agências locais para promover um programa de saúde que ensina a importância de lavar as mãos com sabão, armazenamento de água potável e uso de latrinas domésticas.

A parceria está pronta para iniciar a segunda fase do projeto com a contribuição de 4 milhões de dólares para Gana, República Dominicana, Filipinas e Uganda.

PONTOS FORTES ÚNICOS

Esta parceria Rotary-USAID só traz vantagens. A rede global de rotarianos arrecada dinheiro e supervisiona o andamento do projeto. A USAID fornece o apoio técnico para o planejamento e realização das iniciativas, e trabalha para aumentar a capacidade local e regional das agências para operar e manter os sistemas, além de supervisionar o treinamento.

“Estar junto com a USAID tem sido excelente, pois ela já trabalha nesta área há anos e tem o apoio do governo dos Estados Unidos”, diz Ako Odotie, do Rotary Club de Tema, em Gana. “Como voluntários, somos gratos em contar com o apoio da USAID.”

Um dos primeiros passos do Rotary foi a criação de uma comissão anfitriã composta por líderes rotários para orientar o projeto. Os membros da comissão se reuniram com representantes da USAID e a Agência Comunitária de Água e Saneamento para determinar as maiores necessidades. Quando os locais foram escolhidos, a parte do Rotary nos projetos de 114 comunidades foi dividida entre 16 clubes.

SUSTENTABILIDADE

“Algumas das comissões têm feito um trabalho tão bom que até conseguiram expandir o projeto”, diz Oko. “Em uma comunidade onde um poço foi cavado, eles conseguiram financiamento adicional de uma igreja e instalaram uma bomba para levar água para um tanque, para terem um sistema hídrico completo.”

“A sustentabilidade é conquistada a partir do projeto”, observa Robert Holden, que serviu como patrocinador de projeto internacional do Distrito 7630 (EUA). “Os moradores de uma aldeia nos mostraram a sua caderneta bancária com os depósitos feitos, suficientes para manter o projeto funcionando. Fiquei muito impressionado com o planejamento deste projeto.”

“É muito emocionante ver a alegria e apreço no rosto das pessoas”, diz ele. “Quando você traz água – água limpa versus o que eles estão acostumados a beber – você tem aquela satisfação de que mudou a vida das pessoas para melhor.”

* Rotary News (Arnold R. Grahl)

** Foto: Rotary Images/Alyce Henson

Tags: Rotary, Rotary International, 2015, saneamento em Gana

ARTIGOS

Share This