Rotary Club de Mariana organiza ajuda aos desabrigados do desastre ambiental

nov 27, 2015

O auxílio dos rotarianos brasileiros em situações de catástrofe é um traço importante do trabalho da instituição no país. Nos últimos anos noticiamos ações da Família Rotária na ajuda a vítimas de enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro, em Rolim de Moura (RO), emItaoca (SP), em Xerém (RJ) e ainda àsvítimas da seca no estado do Ceará em 2013. E com o desastre ambiental ocorrido recentemente em Mariana, MG, não seria diferente. O Rotary Club do município (distrito 4580) mobilizou esforços e recebeu apoio de rotarianos do país inteiro.

Luís Ernesto Chiriboga Bastidas, presidente do clube, destacou a importância da ajuda de seus companheiros de instituição. “O que me chamou muito a atenção foi o espírito solidário dos rotarianos, recebemos doações e auxílio de diversos clubes, todos sempre com a preocupação de ajudar no que fosse necessário”.

O clube realizou ações para resolver inicialmente o problema das famílias desabrigadas, levando as doações de água e comida e ajudando na organização dos espaços onde as famílias foram alojadas, contando sempre com o apoio do Interact, do Rotaract e da Casa da Amizade.

Bastidas acredita que após as iniciativas mais emergenciais, o momento agora é de trabalhar também com outras questões, como o estado emocional dos desabrigados. “Estamos esperando a chegada de psicólogos voluntários, psiquiatras especializados em catástrofes, isso será muito significativo, uma situação assim transforma muito a vida de uma pessoa, esse auxílio é necessário no momento”.

Para quem pretende ajudar, o presidente do Rotary Club de Mariana incentiva doações mais direcionadas, como as de produtos de higiene e limpeza, além da doação de recursos, evitando assim os custos de transporte dos donativos e ainda possibilitando a compra de produtos adequados à necessidade momentânea dos desabrigados, como purificadores de água, entre outros.

A conta bancária para doações é a seguinte:

Caixa Econômica Federal

Agência 1701