Rotary ajuda estudantes a se prepararem para o mundo dos negócios

dez 1, 2014

Mais de 2.000 alunos do ensino médio nos Estados Unidos estão aprendendo a se tornarem líderes de negócios antes mesmo de entrarem para a faculdade ou conseguirem seu primeiro emprego.

Todo ano, cerca de 25 clubes e distritos realizam treinamentos educacionais de três dias de duração, chamados Camp Enterprise, onde profissionais e empreendedores experientes ensinam a mais ou menos 100 alunos a desenvolver, colocar em prática e administrar um negócio.

O treinamento geralmente acontece durante um final de semana e são patrocinados pelos clubes sem nenhum custo para os participantes. O programa se concentra em atividades em equipe e desenvolvimento de habilidades de liderança e motivacionais.

Os associados do Rotary Club de Austin (EUA) tem realizado esta atividade há 33 anos. O associado Bagby Gaines, encarregado pelo evento deste ano, diz que espera que o treinamento incentive os estudantes a criarem seus próprios postos de trabalho depois da faculdade.

No início do evento, os participantes são divididos em equipes de até oito alunos para criarem seus próprios planos de negócio. Em seguida, eles participam de atividades de trabalho em equipe para se conhecerem melhor e determinarem os papéis que desenvolverão dentro da empresa. Por último, eles apresentam seus planos a um painel de empresários e investidores de capital de risco.

A PARTICIPAÇÃO DE ROTARIANOS FAZ A DIFERENÇA

John Arrow, que participou do acampamento no passado, se juntou a Bagby em 2013 para falar sobre o programa na Rotary Radio International, emissora de rádio de Ohio organizada pelo rotariano Dave Diffendal.

Ele disse que, para ele, um dos elementos mais valiosos do treinamento é o exercício em que os participantes designavam suas próprias funções. A prática da avaliação rápida dos pontos fortes e fracos de cada integrante da equipe é uma habilidade que ele agora usa em sua própria empresa. Além disso, estar entre pessoas com a mesma paixão e interesse pelo empreendedorismo fez com que ele ganhasse mais experiência.

O companheiro de clube Stephen Shang, diz que os rotarianos são a alma do programa. “O Rotary é composto de grandes líderes empresariais. Quando nossos associados passam o fim de semana orientando e passando seus conhecimentos aos alunos, algo mágico acontece”, diz Shang.

Shang, que será o orador principal do próximo Camp Enterprise, irá compartilhar com os participantes, suas experiências positivas e negativas como empresário. Ele falará dos anos em que passou tentando, sem sucesso, abrir sete empresas. Mas, em 2003, ele foi cofundador da Falcon Containers, uma empresa de compra e reforma de contêineres de transportes para serem usados como escritórios, albergues e espaço de armazenamento.

Shang acha que uma das razões para o sucesso de sua empresa são seus valores fundamentais. “Estamos comprometidos com a integridade tanto na hora de contratar funcionários como na hora que interagimos uns com os outros, com nossos fornecedores e com a comunidade que servimos. Nós fazemos tudo isso seguindo rigorosamente aProva Quádrupla.”

“Os participantes aprendem conceitos de negócio de acordo com a nossa Prova Quádrupla, o que estimula o aprendizado do empreendedorismo e enfatiza valores pessoais”, diz Bagby.

Acesse a página do projeto Camp Enterprise no Rotary Showcase

* Rotary News (Ryan Hyland)

Tags: Rotary, Rotary International, 2014, jovens, estudantes

ARTIGOS