Rotarianos restauram saneamento em escolas no Kosovo

fev 9, 2015

201502091700541

As escolas destruídas em Peja, cidade no oeste de Kosovo, são uma lembrança dos conflitos e guerras que devastaram a região na década de 90.

Assim, rotarianos do Colorado, EUA, e de Kosovo se uniram para reestabelecer o saneamento em escolas da região. Embora os moradores estejam recuperando a cidade lentamente, a maior parte dos recursos é usada para melhorar estradas, reconstruir casas e criar novos empreendimentos, deixando poucos fundos disponíveis para a reforma das escolas.

No ano passado, o Rotary Club de Peja, Kosovo, se juntou ao Rotary Club de Edwards, EUA, para fornecer água limpa e construir banheiros modernos em seis das escolas mais devastadas da região. O projeto custou 50 mil dólares e foi financiado por um Subsídio Global da Fundação Rotária.

O engenheiro hídrico Richard Dangler, do Rotary Club de Edwards, teve a ideia para o projeto em 2008-09 quando esteve em Kosovo ajudando a instalar um sistema de água potável de 1 milhão de dólares financiado pela USAID. O sistema beneficiou casas e comércios locais, mas o encanamento não conseguiu chegar às escolas de áreas rurais, onde as condições eram precárias. Os estudantes tinham que usar banheiros imundos e lavar as mãos em água suja e, como resultado, ficavam doentes, faltavam às aulas e não conseguiam se concentrar nos estudos.

Dangler viajou para Peja em 2013 para planejar o projeto com rotarianos locais.

“Mais de 100 pessoas compareceram às nossas reuniões”, lembra Dangler. “Todos estavam engajados  e queriam participar do planejamento, instalação e manutenção do projeto.”

A iniciativa também inclui educação sobre água e saneamento. Os alunos das seis escolas beneficiadas terão aulas sobre práticas de higiene e doenças transmitidas por falta de saneamento, e criarão pôsteres para divulgar o que aprenderem. O clube de Peja estabelecerá comitês de saúde com professores e estudantes de cada escola, supervisionará a manutenção dos sanitários e realizará campanhas de conscientização pública sobre higiene.

* Rotary News (Ryan Hyland)

** Foto: Richard Dangler

Tags: Rotary, Rotary International, 2015, escolas, Kosovo