NOTÍCIAS
Rotarianos organizam laboratório itinerante para a detecção do câncer de mama na Índia
Os médicos K. Govindaraj e K.N. Srinivasan, do Rotary Club de Srirangam, constataram uma alta incidência de morte provocada pelo câncer de mama nas periferias de Trichy, em Tamil Nadu, na Índia. Por causa disto e por razões pessoais, os dois médicos decidiram fazer algo a respeito.
Como muitas mulheres não têm recursos para irem à cidade de Trichy e pagar os 50 dólares para fazer o exame, Govindaraj decidiu reproduzir a ideia de uma van equipada com máquina de raio X que viu em uma visita à Coreia do Sul. Com um Subsídio Global de 34 mil dólares foi possível comprar e equipar um ônibus com mamógrafo, máquina de ultrassom e suprimentos para uso da Shantha Breast Cancer Foundation, que desde abril de 2002 fez 2.500 mamografias e tem contado com o apoio de rotarianos locais e do Rotary Club de Rockville, EUA.
A Shantha Foundation cuida da manutenção do veículo e pede a contribuição de ONGs. O ônibus circula principalmente nas áreas rurais e os rotarianos do clube de Srirangam divulgam o benefício localmente. “O sucesso tem sido tão grande que mais clubes e ONGs querem participar e estão pedindo a visita do ônibus”, comemora Srinivasan.
Govindaraj explica que se um problema for detectado, a mulher tem a opção de fazer uma biópsia em hospital afiliado da Shantha Foundation, ou encomendar a biópsia a um radiologista local. Se for constada a presença de tumor maligno, ela é encaminhada para tratamento em hospital próximo de onde mora ou a um hospital afiliado. Em ambas as opções, o procedimento é coberto pelo governo e a Shantha Foundation faz acompanhamento e mantém os pacientes e suas famílias informados.
O cirurgião aposentado Chenguttai Dheenan, do Rotary Club de Rockville, se envolveu com o projeto depois de conversar com um rotariano de Tamil Nadu em uma Convenção do Rotary. Dheenan conseguiu o apoio de seu clube e também 5.000 dólares da associação American Tamil Medical, da qual é membro.
Os rotarianos estão recrutando voluntários que possam ir no ônibus para divulgar a prevenção do HIV/aids e outros assuntos de saúde, além de métodos de autoexame do câncer de mama. Os médicos tem coletado dados que serão encaminhados a universidades para ajudar nas pesquisas.
“Espero que mais ônibus iguais ao nosso passem a circular pela Índia”, diz Srinivasan. “A saúde das mulheres é essencial para a saúde da comunidade, pois são elas quem cuidam das suas famílias.”
* Rotary News (Arnold R. Grahl)
** Fotos: Rotary Club de Srirangam
Tags: Rotary, Rotary International, 2014, laboratório itinerante, Índia