Rotarianos desenvolvem projetos educacionais em áreas rurais do México

ago 31, 2015

Quando Mariana Day mudou em 1989 para a pequena cidade litorânea de Chacala, em Nayarit, México, ela descobriu que as escolas de áreas rurais próximas lutavam para continuar abertas e que a maioria das crianças completava no máximo até a oitava série. Mariana é associada do Rotary Club de Bahía de Jaltemba-La Peñita e, antes de se juntar ao Rotary, iniciou um programa de bolsas de estudos chamado Changing Lives, que cobre as mensalidades escolares e fornece uniformes, suprimentos e transporte para os estudantes.

Além disso, Rotary Clubs dos Estados Unidos e México estão investindo na educação das crianças de Nayarit desde 2003, fornecendo bolsas de estudos, construindo bibliotecas e reformando escolas.

O impacto na região é notável.

“A combinação do nosso programa e a interação do Rotary ajudou a mudar o ambiente nas escolas e a maneira como as pessoas pensam sobre educação”, diz Mariana.

Carolina Gonzales Rivas é um exemplo do impacto da nossa organização. Graças ao programa de bolsas de estudos de Mariana, ela conseguiu terminar a escola e hoje está fazendo mestrado. Recentemente, ela se associou ao Rotary Club de Jaltemba-La Peñita.

“Ao apoiar a educação e dar aos estudantes uma perspectiva de vida e esperança para o futuro, o Rotary está ajudando a mudar o mundo”, diz Carolina.

O Rotary Club de Berkeley, EUA, junto com o Rotary Club Bahia de Jaltemba-La Peñita e outros clubes norte-americanos recentemente trabalharam no seu maior projeto: a reforma da La Preparatoria 20 de Noviembre, uma escola de ensino médio no vilarejo de Las Varas. O projeto foi financiado por meio de um Subsídio Global da Fundação Rotária e contribuições financeiras de seis distritos rotários em que 25 Rotary Clubs participantes se encontram.

Um total de 90 voluntários, incluindo os professores da escola e os estudantes e seus pais, ajudaram a reformar o prédio e a construir três laboratórios educacionais completos com equipamento novo e tecnologia que podem ser usados por estudantes e moradores locais.

Eduardo Dominguez, do Rotary Club de Bahía de Jaltemba-La Peñita, diz que uma das maiores recompensas desta iniciativa é saber que agora os estudantes têm uma oportunidade de fazer o nível superior.

“Há muitos jovens no México com potencial enorme e vontade de fazer a diferença no mundo”, diz Eduardo. “Os rotarianos estão dando a estes jovens oportunidades para se desenvolverem e causarem impacto positivo em suas comunidades.”

* Rotary News (Daniela Garcia)

Tags: Rotary, Rotary International, educação, projeto, México

ARTIGOS