Rotariana participa de pesquisa sobre mudança climática na Tanzânia

mar 24, 2014

rotAmy Kaspar ficou imediatamente fascinada pela sala de pesquisas do professor Bartolomeu Meena, com edições antigas da revista National Geographic, um modelo de vulcão e um fogão solar. A ex-bolsista do Rotary, e hoje associada do Rotary Club de Capital Square, em Ohio (EUA), reconheceu a paixão de Meena pelo meio ambiente e viu a oportunidade de trabalharem juntos para investigarem o impacto ambiental do derretimento das geleiras no Monte Kilimanjaro.

“As pessoas que vivem ao redor da montanha deveriam se informar sobre o que está acontecendo e se preparar para futuras mudanças”, disse Kaspar.
Durante os quatro anos seguintes, Kaspar se dedicou a conectar Meena com o Centro de Pesquisas Byrd Polar da Ohio State University, instituição de destaque na área de mudanças climáticas. Por meio de sua rede de contatos do Rotary, Kaspar conseguiu a cooperação de rotarianos de Ohio e de Machame. Juntos, eles ensinam às comunidades do Monte Kilimanjaro a como se adaptar a mudanças climáticas e aos padrões de precipitação.
O Centro de Pesquisas Byrd Polar forneceu a Meena o material necessário para escrever um novo plano de estudos em suaíli, que os rotarianos ajudaram a publicar, distribuir e promover. Eles também estão planejando utilizar cartazes para educar a comunidade, realizar seminários e workshops comunitários, e financiar intercâmbios de estudos entre a Tanzânia e Ohio.

“Nada disso teria sido possível sem a infraestrutura e as relações pessoais que estabeleci com rotarianos”, disse Kaspar.
A conexão de Kaspar com o Rotary começou em 1993, quando ela estudou arquitetura e desenvolvimento internacional na Oxford Brooks University (Inglaterra) por meio de uma bolsa de estudos da Fundação Rotária. Lá ela conheceu seus pais anfitriões, Jane e Peter Jones, do Rotary Club de Haddenham.

“Eu estou aqui hoje por causa de meu pai anfitrião, que sempre me convidou para participar das atividades do clube e fez com que o servir se tornasse parte de mim”.
* Rotary News (Arnold Grahl)

** Fotos: acervo Amy Kaspar

Tags: Rotary, Rotary International, 2014, pesquisa, Tanzânia