Renato Aragão na luta contra a pólio

out 24, 2013

RENATONeste Dia Mundial de Combate à Pólio, 24 de outubro, Renato Aragão anuncia seu suporte ao Rotary em campanha pela erradicação da paralisia infantil no mundo. O humorista se uniu ao Maior Comercial do Mundo, iniciativa publicitária online que conta com a participação de mais de 50 mil pessoas de diferentes partes do globo, incluindo centenas de celebridades como Bill Gates e o rapper Psy.

O Brasil é o país de maior participação na peça publicitária, somando mais de 13 mil fotos postadas até agora. Estão lá também a modelo Isabelli Fontana, o cantor Michel Teló e ator Thiago Lacerda. Essas personalidades são muito importantes na divulgação da campanha, seja convidando seus fãs para o Maior Comercial do Mundo ou cedendo sua imagem às peças de promoção.

Falta muito pouco para erradicar a pólio, que ainda é endêmica em três países: Nigéria, Afeganistão e Paquistão. Quando o Rotary começou sua luta, em 1985, a doença afetava 350 mil pessoas por ano em 125 países. Desde então, os casos da poliomielite foram reduzidos em mais de 99%. Sem cura, mas de prevenção garantida por vacinação, o vírus da paralisia infantil pode retornar a qualquer área, inclusive ao Brasil, se houver chance.

E os custos para mantê-la controlada também justificam o esforço de erradicação. Mas para muitas pessoas, o que fundamentalmente motiva à participação nessa luta é evitar que qualquer criança ainda sofra desse mal, muitas vezes fatal. Esse é o caso de Renato Aragão, que afirmou na ocasião do convite:

“A gente fica de braços estendidos quando se trata de uma criança. A criança tem que ser protegida em todos os aspectos”.

O humorista foi convidado pelo coordenador da campanha End Polio Now para a Zona 22B e governador 1980-81 e 1996-97 do distrito 4490, Meton César de Vasconcelos, a pedido da coordenadora de Imagem Pública Denise Vieira. Renato é amigo de Meton, ambos são nascidos no estado do Ceará e graduaram-se em Direito pela mesma universidade.

Foto: Sérgio Afonso

Tags: Rotary, Rotary International, Renato Aragão, End Polio Now, Maior Comercial do Mundo, erradicação, pólio

ARTIGOS